Voith fornece linha completa de preparação de massa BlueLine para projeto da Papierfabrik Palm

Foto: Divulgação Voith

No início de junho de 2019, a Papierfabrik Palm lançou o projeto de construção de sua nova fábrica de papel testliner e miolo corrugado. A gigante tecnológica Voith fornecerá a linha de preparação de massa do projeto, para o qual projetará um dos maiores e mais avançados sistemas BlueLine do mundo.

Além de toda a unidade de preparação de massa (desde a entrada do papel recuperado até a saída da massa pronta), o escopo de fornecimento também incluirá o projeto de toda a linha, bem como seus sistemas de medição, controle e instrumentação. A Voith já vinha cooperando com a Papierfabrik Palm ao longo de toda a fase conceitual e de aprovação do novo projeto de construção.

A unidade de preparação de massa terá uma capacidade para produzir 2.200 toneladas de massa por dia. Um pré-requisito para se garantir um papel de alta qualidade é uma massa extremamente limpa. Além disso, a empresa colocou especial ênfase na garantia de uma produção de papel sustentável e ecológica. Com seu conceito BlueLine, a Voith já forneceu sistemas em todo o mundo que oferecem a seus clientes rendimento máximo e uma massa de alta qualidade, além de baixo consumo de energia – o que atende precisamente aos requisitos da Palm. As mais recentes referências para este projeto são as linhas de preparação de massa para papéis embalagem da Leipa (unidade de Schwedt), da Hamburg Rieger Containerboard (unidade de Spremberg) e da Propapier (unidade de Sandersdorf-Brehna).

Além disso, a expansão da linha de preparação de massa da própria Papierfabrik Palm em sua fábrica de Aalen-Neukochen, realizada em 2018, também foi projetada e instalada pela Voith.

BlueLine EcoProcess da Voith

O projeto da linha de preparação de massa será baseado no conceito EcoProcess desenvolvido pela Voith. Essa solução amplamente testada e comprovada oferece uma configuração de máquina com excepcional rendimento energético. O conceito EcoProcess alia um delicado princípio de contrafluxo a uma separação inteligente do ciclo da água. Combinado com os demais conceitos de gestão de água de seus outros sistemas, essa solução gera uma baixa descarga de impurezas coloidais e dissolvidas, o que garante um baixo consumo de água. O alto rendimento das fibras e o baixo volume de resíduos serão garantidos por seu conceito de depuração de fibra longa flexível e de última geração (com conteúdo mínimo de sólidos desde a entrada até a estação de tratamento de efluentes) somado a uma linha adicional de preparação de massa destinada ao processamento de papel recuperado previamente limpo. Além disso, o conceito EcoProcess estabelecerá a base para um processo de fabricação de papel estável, garantindo assim a qualidade continuamente elevada do produto.

IntensaPulper e IntegraScreen para maior eficiência e sustentabilidade

Para a Palm e a Voith, a sustentabilidade e a eficiência foram os fatores determinantes para a escolha de cada componente do projeto. Um exemplo disso é o IntegraScreen, que graças à sua carcaça otimizada garante condições de fluxo e pressão contínuos em torno da tela, o que resulta em uma alta eficiência na separação de contaminantes. Além disso, uma etapa adicional de diluição de rejeitos e a integração de um sistema de recirculação de rejeitos externo à máquina também reduzem o espessamento dos rejeitos e aumentam o rendimento das fibras.

O IntensaPulper garante uma desagregação eficiente e de baixo consumo energético. Graças à combinação da geometria especial de sua cuba com a disposição assimétrica do seu rotor, o padrão de fluxo interno do IntensaPulper converte a energia do fluxo em maior desempenho de desagregação. Isso resulta em economias de energia de até 20%. O descarte de contaminantes sem cordões de fibras no desagregador será garantido pelo IntensaMaXX, uma solução especialmente desenvolvida para este tipo de aplicação.

O separador centrífugo HiClean HCL5-I também integrará o conjunto de componentes de alta eficiência energética da linha de preparação de massa. Superfícies interiores lisas e um cabeçote com fluxo otimizado garantem a máxima eficiência de separação desta tecnologia desenvolvida pela Voith. O sistema patenteado de diluição de rejeitos EcoMizer permite operar com altas concentrações de rejeitos a baixas taxas de transbordamento. Isso garante a alta confiabilidade e eficiência da operação do separador centrífugo HiClean HCL5-I mesmo com massas de elevadas densidades de até 3%. O resultado dessa alta consistência da massa de entrada é um menor consumo de energia.