Voith é membro fundador da Open Industry 4.0 Alliance

Foto: Divulgação / Voith

A Open Industry 4.0 Alliance (ou Aliança da Indústria 4.0 Aberta) é uma aliança formada entre os principais fornecedores da indústria. Fundada em abril de 2019, é sediada em Reinach, na Suíça. A Aliança trabalha em um ecossistema padronizado e aberto, integrando logística e serviços para otimizar as operações de plantas industriais altamente automatizadas. O objetivo da Open Industry 4.0 Alliance é criar um ecossistema aberto para promover a digitalização de plantas industriais. Dessa forma, a Aliança tem como objetivo superar as soluções proprietárias – isto é, soluções exclusivas e fechadas de cada fabricante – para assim oferecer um importante impulso à digitalização da indústria europeia. Os membros fundadores da Open Industry 4.0 Alliance incluem Voith, Beckhoff, Endress + Hausser, Hilscher, IFM, Kuka e SAP.

A concretização da Indústria 4.0 geralmente esbarra em deficiências de comunicação. Isso se deve aos padrões diferentes (e fechados) de conectividade, gerenciamento de dados, e segurança e colaboração de TI. A Open Industry 4.0 Alliance trabalha para permitir que até 80% das máquinas de plantas industriais inteligentes possam comunicar-se entre si. A Open Industry 4.0 Alliance foi estruturada como uma organização orientada a soluções. De um lado, todo membro que entra na aliança tem direitos iguais (“aberto”); de outro, cada parceiro se compromete a contribuir com suas principais competências técnicas para que a operadora/cliente final sempre receba uma solução geral estabelecida, confiável e escalável (“única”).

A Aliança já conta com uma lista de mais de 125 produtos e serviços que deverão ser transformados de acordo com as diretrizes da Open Industry 4.0 Alliance.