Voith fortalece suas principais áreas de negócios com assinatura de dois novos contratos de aquisição

Foto: Divulgação / Voith.

Pouco antes da virada do ano, o grupo de tecnologia Voith assina dois novos contratos de aquisição. Com isso, a empresa avança com firmeza e agilidade para o fortalecimento estratégico de suas principais áreas de negócios.

Depois de concluir a aquisição da empresa suíça de tecnologia papeleira BTG da empresa britânica listada em bolsa Spectris plc por 319 milhões de euros (oficializada em 1º de dezembro de 2019), a Voith anuncia outra aquisição no setor de papel com a compra de 90% das ações da empresa italiana Toscotec S.p.A. O contrato de aquisição das ações da empresa foi assinado em 20 de dezembro de 2019. Sediada em Lucca, a Toscotec S.p.A. é uma fornecedora mundial de equipamentos, produtos e serviços para a indústria papeleira. Seu principal ramo de atuação é a produção de máquinas de papel tissue voltadas para a fabricação de produtos sanitários como papel toalha e guardanapos de papel. Com cerca de 200 colaboradores, a empresa tem um faturamento anual de aproximadamente 100 milhões de euros. O segmento de papel tissue é uma área com um crescimento acima da média dentro do setor papeleiro. A aquisição permitirá à Voith solidificar ainda mais sua posição como fornecedora completa em todos os segmentos de negócios do setor papeleiro.

Também em 20 de dezembro de 2019, a Voith assinou outro contrato referente à aquisição de mais de 70% das ações da fabricante de motores elétricos ELIN Motoren GmbH. A ELIN Motoren GmbH é uma empresa global com tecnologia de ponta na área de motores e geradores elétricos, fornecendo soluções personalizadas para aplicações industriais. Sediada em Weiz, na Áustria, a empresa emprega cerca de 900 colaboradores e tem um faturamento anual de aproximadamente 120 milhões de euros. A ELIN Motoren GmbH concentra a sua atuação em máquinas elétricas, além de motores e geradores elétricos de baixa e média tensão para aplicações de turbinas eólicas e de geração descentralizada de energia. Com seu portfólio de produtos, a ELIN Motoren GmbH atende os segmentos de mercado de energia eólica, fabricação de plásticos, construção de túneis e mineração, petróleo e gás, engenharia de plantas e usinas de energia. O portfólio da ELIN Motoren GmbH é um excelente complemento às soluções existentes de acionamento industrial da Voith. Ele reforça a nossa posição como fornecedor de acionamentos elétricos e mecânicos para sistemas de qualquer fabricante.

A aquisição das ações de ambas as empresas deverá ser concluída no início do segundo trimestre de 2020, e estará condicionada a todas as aprovações governamentais, além do atendimento a outras condições habituais de fechamento. Todas as partes concordaram em manter os valores das transações em sigilo.