Voith Hydro assina contrato para projeto Los Lagos no Chile

Foto: Divulgação – Voith

A Voith Hydro, uma das líderes no setor de tecnologia hidrelétrica no mundo, foi escolhida pela Statkraft Chile para participar do projeto de construção da usina hidrelétrica de Los Lagos.O  empreendimento ficará no rio Pilmaiquen, abaixo de outra usina do grupo chamada Rucatayo. A obra está localizada perto da cidade de Osorno, a cerca de 900 quilômetros ao sul da capital Santiago.

A construção está prevista para começar em agosto deste ano e deve ser concluída no segundo semestre de 2022.O projeto de Los Lagos prevê uma turbina Kaplan com capacidade instalada de aproximadamente 52 MW. A expectativa é que a produção anual seja de 260 GWh. A Voith Hydro será a responsável por fornecer todos os equipamentos eletromecânicos e hidromecânicos. A empresa inclusive cuidará dos serviços de engenharia durante a instalação e a montagem, além da supervisão e do gerenciamento do projeto.

Todos os componentes necessários para a implementação da obra serão produzidos na fábrica da Voith, instalada na cidade de São Paulo.

“Nossas referências em projetos recentes na América Latina, o excelente nível de qualificação técnica de nossas equipes e a nossa presença local com escritórios no Chile, foram fatores-chave para garantir este novo contrato”, diz Andreas Wellmann, presidente e CEO da Voith Hydro para a América Latina.

De acordo com Wellmann, este projeto confirma a forte presença da Voith Hydro no mercado chileno.  A assinatura deste novo contrato em Los Lagos reforça a parceria entre a empresa e a Statkraft Chile em mais um projeto. O contrato para obras civis foi concedido a um consórcio local composto pelas três construtoras Brotec, Valko e ObeChile.