TÜV Rheinland inaugura laboratório de ensaios para equipamentos wireless em Nuremberg

 

A TÜV Rheinland, um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, acaba de anunciar a inauguração de seu novo laboratório de ensaios para tecnologia sem fio, em Nuremberg, na Alemanha. Com esta abertura, a TÜV Rheinland reafirma seu compromisso global em atuar no campo das tecnologias wireless e expande, ao mesmo tempo, sua rede laboratorial na Europa. Além do centro de Nuremberg, a TÜV Rheinland possui laboratórios de IoT (Internet das Coisas) em Lund (Suécia), Leek (Holanda), Colônia (Alemanha) e Milão (Itália).
 
“O laboratório em Nuremberg nos permite oferecer os mais recentes serviços de IoT. Nossos clientes encontrarão todo o espectro de opções de teste sem fio para tecnologias de ponta, como SIGFOX, LoRa, 2G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e ZigBee”, explicou Stefan Kischka, vice-presidente da área de Wireless e IoT da TÜV Rheinland, que acompanhou o comissionamento oficial do laboratório ao lado de Holger Kunz, vice-presidente executivo da área de produtos da TÜV Rheinland. “Conseguimos abrir este novo laboratório depois de apenas 18 meses de planejamento e construção. No total, investimos cerca de três milhões de Euros apenas na tecnologia laboratorial”, afirmou o Gerente do Laboratório, Sven Eric Weber.
 
Desenvolvido para atender todas as indústrias

O novo laboratório wireless, em Nuremberg, é uma importante unidade do centro laboratorial da TÜV Rheinland e, no futuro, ganhará ainda mais relevância, por conta do recebimento de um novo equipamento. “Em uma área total de cerca de 300 metros quadrados, o local abriga quatro cabines de teste e uma nova câmara de absorção, além de três salas de ensaios, que nos permitem atender os requisitos wireless de todos os setores”, explicou Weber. Trata-se do segundo laboratório europeu do gênero – o primeiro é o laboratório de Lund, na Suécia – a oferecer testes para tecnologias de curto e longo alcance. Em fevereiro de 2019, está prevista a chegada de um equipamento adicional ao laboratório de Nuremberg, com tecnologia de medição (RADAR, WIG60 etc.) de até 330 GHz, que representará um diferencial para a unidade. “Isso nos possibilitará oferecer um amplo escopo no campo de sistemas de radar, especialmente no ambiente automotivo”, continuou Weber.
 
Significativa expansão das capacidades de testes wireless

A inauguração em Nuremberg é parte de uma ampla expansão da rede sem fio mundial da TÜV Rheinland. Na primavera de 2017, a empresa abriu seu laboratório em Fremont, na Califórnia (EUA) e, pouco tempo depois, adquiriu o laboratório voltado à tecnologia sem fio em Lund, na Suécia. Em outubro deste ano, o Centro de Excelência em IoT da empresa foi inaugurado em Shenzhen, na China. “O laboratório em Nuremberg é mais um marco que complementa de forma excelente nossa oferta, e nos conduz a mais um passo à frente no cumprimento da Estratégia TÜV Rheinland Wireless 2020. Continuaremos avançando com a expansão de nossas capacidades de testes nesta área”, disse Stefan Kischka.