Tendências de Cores Automotivas 2019-20 da BASF refletem o compromisso de moldar o futuro

Foto: divulgação BASF

As tendências globais de cores espelham o compromisso positivo de conectar as inovações digitais com as necessidades humanas. A crescente relevância da digitalização destaca a aceitação do apoio computacional. Uma revisão decisiva da forma como vemos os recursos tem moldado novos cenários de produto e padrões de consumo.

Uma ampla gama de cores sinaliza a abertura ao progresso digital

Vários tons e diferentes níveis cromáticos caracterizam uma atitude aberta aos avanços na digitalização. Hoje, o apoio digital é considerado uma parte natural da vida e sua influência continua a crescer. Assim, a coloração da mobilidade futura deve adotar uma aparência mais calorosa e acessível. Cores automotivas atípicas, como off-tones amarelados e sofisticados metais dourados, seguem nessa direção. 

As variedades de metálicos refletem o compromisso do consumidor com a mudança social

­As tendências de cores refletem o crescente desejo de promover mudanças essenciais, como observado pelos designers, impactando não apenas os padrões e comportamentos gerais de consumo, mas também os objetivos pessoais. Os jovens raramente ficam em um emprego por toda a sua vida, portanto, as biografias diretas são substituídas por estilos de vida multifacetados – o que hoje chamamos de geração “slash”. Para isso, é preciso ter atitudes flexíveis em relação aos padrões de mobilidade. A atitude da geração slash é dirigida à flexibilidade e criatividade, oferecendo o equilíbrio certo entre trabalho e lazer. Essa interação é captada por uma série de cores metálicas e sólidas, que vão de tons claros a escuros.

Além disso, diversas iniciativas lideradas por consumidores e pela indústria promovem uma profunda revisão dos ciclos da vida material. “Os designers da divisão de Tintas da BASF transformam esses impulsos em conceitos inovadores de cor, que combinam estética e soluções sustentáveis”, afirma Marcos Fernandes, diretor da divisão de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul. “O estudo traz um recorte para a nossa região, que reúne alguns dos mais importantes fabricantes de veículos globais”.

América do Sul – potências cultivadas

As cores para a região trazem marcas de uma beleza epicena (sem distinção de gênero), que transcende à tradição e à tecnologia. As interações sociais em amplos espaços são exploradas pelo uso de ferramentas preditivas que oferecem harmonia, otimismo e conforto. As tensões entre a licença poética e a dedução são superadas e resultam em cores enraizadas em novas e inovadoras formas visuais.

Um laranja saturado é suavizado com um efeito mate que expande o efeito visual para vários ambientes. Sua pigmentação é simples, embora rica, e traz as características óbvias da natureza. O cinza continua sendo uma cor importante para a indústria automotiva na região e uma sutil interação de tons eleva um espaço trivial a um patamar especial e futurista.

América do Norte – Mudança de cores reflete tendências digitais e de estilo de vida

A permanente fascinação pela tecnologia na América do Norte, aliada a uma abordagem envolvente e inovadora à propriedade e cocriação, resulta em uma mudança na paleta de cores dos anos anteriores, expressa em um efeito flip-flop mais pronunciado, em tons variáveis, ao invés de claridade/escuridão. A textura geral do efeito metálico também foi suavizada. O novo olhar para as cores abrange o entendimento emergente das interações humanas com as máquinas, a dualidade mente-corpo e a confluência entre o consciente e o inconsciente. Existe uma ênfase contínua no casamento de funcionalidade e estética. Os designs da região estão ligados às expectativas de desempenho e novidade, seja na criação de uma ampla seleção de cores para facilitar os requisitos de engenharia dos transportes futuros, seja focando no uso de pigmentos e produtos de fontes ecológicas.

Ásia-Pacífico – A consciência sobre um novo escopo de ação apresenta uma paleta equilibrada de cores quentes

O espírito dos conceitos da vida multifacetada se manifesta na consciência sobre um novo escopo de ação nas sociedades urbanas asiáticas. A tradição se funde a novos impulsos de produção sustentável e apresenta uma paleta equilibrada de cores quentes com flops calmos e saturados. Além disso, esses tons também vão além da aparência estereotipada de tons e superfícies, com pratas esbranquiçados e espaços de cores quentes mais sofisticados.

Embora a mentalidade aberta à tecnologia na Ásia-Pacífico favoreça cores brilhantes flutuantes, como os metálicos neutros sedosos e azuis com uma leve mudança de cor, a face mais emocional da tecnologia automotiva do futuro se revela em cores escuras, vitais naturais, como o cinza metálico áspero ou o roxo sensual. No fim das contas, a modesta e familiar gama de cores da Ásia-Pacífico faz com que os conceitos automotivos visionários sejam mais aplicáveis.

Europa, Oriente Médio e África – definindo novos padrões

As vibrações extremamente positivas são um indicativo das iminentes mudanças nas convenções sociais da região da Europa, Oriente Médio e África, onde cores singulares, como o violeta metálico, podem ficar mais comuns. Uma das facetas que enfatiza esse otimismo é a importância cada vez maior da individualidade nos conceitos de design, que se reflete em metálicos sofisticados no espaço de cores bege e dourado. Outro aspecto da vida nesta região é a exploração das necessidades humanas no contexto de uma mobilidade cada vez mais automatizada. Portanto, a seleção de cores nessa região se caracteriza por uma aparência artificial, que exclui os efeitos, mas acrescenta funcionalidade. Isso enfatiza ainda mais a abordagem de buscar ideias progressivas.

Expertise em cores da divisão de Tintas

Todo ano os designers da divisão de Tintas da BASF traduzem suas conclusões e previsões de mudança tecnológica e social em uma coleção que influenciará as cores automotivas em três ou cinco anos. Eles conduzem intensas pesquisas de tendências futuras, que usam como base para o desenvolvimento de superfície, textura e posições de cores. Como resultado, os designers apresentam as tendências e os desenvolvimentos globais nas regiões da Europa, Oriente Médio e África, Ásia-Pacífico, América do Norte e América do Sul.