Tecpar e Fundação Araucária assinam acordo para projetos de pesquisa e desenvolvimento

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Fundação Araucária assinaram um acordo de cooperação técnica para contratação de doutores e pós-doutores como bolsistas pesquisadores para atuar em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do instituto. Os editais de chamada pública dos pesquisadores devem ser divulgados pela Fundação Araucária ainda este semestre.

O acordo entre as duas instituições busca realizar uma cooperação técnica e científica para programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico nas quatro grandes áreas de atuação do Tecpar: indústria da saúde, desenvolvimento tecnológico e serviços, empreendedorismo tecnológico inovador e educação. O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, também participou da assinatura do acordo.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, ressalta que o Tecpar tem, atualmente 16 grupos de pesquisa que estão desenvolvendo estudos em áreas que vão da Inteligência Artificial à Saúde Pública, além de 34 projetos de pesquisa em diversas áreas em execução no momento.

Felix destaca ainda que os pesquisadores, de diversas áreas do conhecimento, agregarão suas competências ao desenvolvimento dos programas e projetos do instituto. “O Tecpar, como uma Instituição Científica e Tecnológica Pública do Estado do Paraná, desenvolve Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oferecendo novas soluções tecnológicas e produtos para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses e dos brasileiros”, pontua.

O diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr, ressalta que uma das principais áreas de atuação da instituição é o apoio à inovação. “Isso se dá por meio de parcerias e chamadas públicas, para que as pesquisas possam ser realizadas de forma compartilhada no setor produtivo e na academia. Essa parceria faz com que os pesquisadores desenvolvam produtos que poderão ser realmente importantes para o mercado e consequentemente úteis para a população como um todo”, salienta.

O acordo entre Tecpar e Fundação Araucária tem validade de cinco anos. Os bolsistas pesquisadores atuarão em projetos estratégicos do instituto por até 30 meses.

Foto: Divulgação Tecpar