Tecnologia de fabricação de ponta da Voith produz cédulas e papéis especiais

Foto: Divulgação Voith

Com a abertura de sua nova instalação de produção em Krasnokamsk, em 28 de setembro de 2018, o grupo russo Goznak começou a operação de uma das máquinas de papel mais modernas do mundo para cédulas e papéis especiais. A planta inteira foi desenvolvida sob a orientação da Voith.

O Grupo Russo Goznak desenvolve e produz diversos produtos que são importantes para o estado e para a vida diária dos cidadãos desde 1818. Para coincidir com seu 200º aniversário, o fabricante de produtos de segurança como cédulas, moedas, passaportes, selos, selos fiscais, carteiras de identidade, documentos de segurança, ordens governamentais e medalhas, documentos de segurança e especiais comissionou com sucesso a PM 7, uma das instalações de produção mais modernas do mundo para cédulas e papéis especiais, em um de seus oito locais em Krasnokamsk, na Rússia central.

Os convidados na cerimônia de abertura oficial incluíram Alexej Moissev, Ministro Assistente de Finanças Russo e Presidente do Conselho de Goznak, e Alexej Chibisov, Ministro da Indústria, Assuntos Econômicos e de Comércio para a Região de Perm. Em sua fala, Arkady Trachuk, Diretor Geral da Goznak, declarou: “Em poucos anos, nós trabalhamos com projetistas, fornecedores de equipamento e contratadas para criar um complexo de produção que seja um dos melhores do mundo.”

E a Voith estava neste projeto desde o início. O grupo de tecnologia foi responsável pelo planejamento geral da instalação, fornecendo conhecimento e tecnologia que foram um fator crucial no extraordinário sucesso da nova instalação. Máquinas de alta eficiência da Voith, a integração de soluções inovadoras do grupo e um alto grau de automação permitiram que a Goznak produzisse papel com recursos de segurança de última geração.

Um dos componentes-chave da máquina de papel é a seção de formação. Ela contém um MasterVat, um tanque de fluxo único otimizado no qual a marca d’água é criada no mesmo momento que um papel de célula, e o ShortFormer para a primeira folha dos papéis de folha dupla. Ambos os componentes garantem a alta qualidade dos produtos. Ao mesmo tempo, eles permitem a integração de recursos de segurança confiáveis ou marcas d’água multicoloridas.

O alto grau de automação em Krasnokamsk é a pedra fundamental para a segurança dos papéis. Por exemplo, há um controle de qualidade automático em todas as fases de produção de papel. Ao mesmo tempo, isso aumenta a eficiência da planta e ajuda a reduzir substancialmente as perdas com matéria-prima e custos de operação.

“Através de sua estreita colaboração baseada na confiança e parceria, a Voith e a Goznak criaram um marco para plantas futuras com a instalação em Krasnokamsk”, afirma Wolfgang Neuss, Diretor de Vendas e Tecnologia de Máquinas para papel de segurança e cédulas.