Tecnologia da Henkel aumenta vida útil e sabor de bebidas

henkelbandeiras2017Nova tecnologia da Henkel permite que bebidas mantenham cor, aroma, sabor, frescor e os nutrientes pelo dobro de tempo, dando mais viabilidade econômica ao mercado e garantindo segurança ao consumidor. A novidade é baseada na ideia de minimizar o contato da bebida com oxigênio, que pode causar degradação de qualidade e problemas de preservação das características da bebida.

Para resolver esse desafio, a Henkel desenvolveu uma barreira ativa ao oxigênio que garante um mínimo de contato da bebida com o oxigênio durante seu envase e em todo o percurso até o seu consumo. Trata-se de uma solução química que é aplicada ao vedante da tampa metálica ou plástica da garrafa da bebida. O processo que ocorre, graças à solução, é a absorção do oxigênio contido na embalagem. Essa tecnologia da Henkel, denominada CELOX Oxygen Scavenger, é capaz de absorver até 2mg de oxigênio na embalagem e ainda inibe contaminações externas.

A CELOX Oxygen Scavenging é fundamental para o incremento do mercado de cervejas artesanais, pois permite que uma cerveja tenha suas características organolépticas originais preservadas por até oito meses. Isso não facilita apenas a questão da preservação, mas também os possessos logísticos e o armazenamento adequado.

A tecnologia pode ser utilizada para conservar a qualidade e frescor de cervejas, sucos, achocolatados, refrigerantes e chás envasados com tampas plásticas.

De acordo com a Stratistics MRC haverá um grande crescimento de dessa tecnologia no mercado global, baseado no aumento do consumo de bebidas industrializadas. Fatores importantes para esse progresso são a conscientização dos consumidores, as regulações em torno de segurança alimentar e a mudança de estilo de vida das pessoas. Os números estimados preveem um aumento de U$1.68 bilhão em 2016 para U$2.56 bilhões em 2023.   

Importante é que a tecnologia está em conformidade com as regulamentações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com os órgãos internacionais da Europa e Estados Unidos.

Foto: Divulgação Henkel