Sovos apresenta soluções para os desafios de compliance fiscal durante SAP NOW

Foto: Shutterstock.

Entre os dias 11 e 12 de setembro, a Sovos, líder global em soluções para tratamento fiscal, participou de um dos maiores eventos de inovação digital e tecnologia da América Latina, o SAP NOW Brasil 2019. Durante o evento, a multinacional apresentou suas tecnologias para que as empresas estejam em conformidade fiscal com os órgãos reguladores locais e seu maior diferencial, como fornecedora única de uma plataforma para múltiplos países.

Paulo Zirnberger de Castro, country manager da empresa, palestrou durante o segundo dia do SAP NOW Brasil, apresentando algumas das soluções digitais da Sovos que simplificam e otimizam o custo fiscal, transformando-o em retorno financeiro. Coletar digitalmente os impostos é um desafio global e outros países vêm adotando o modelo brasileiro, com verificação em tempo real da conformidade fiscal.

“Por conta do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), as empresas com atuação no nosso país precisaram se adequar ao formato digital de emissão de notas fiscais de mercadoria. Com a obrigatoriedade da emissão de NF-e de saída para mercadorias em 2010, as companhias passaram também a otimizar seus processos internos”, comenta Zirnberger. “Assim, as autoridades fiscais têm um maior controle e as empresas, maior precisão no recolhimento e na diminuição de fraudes fiscais”.

O modelo digital de impostos em vigor no Brasil desde 2008 melhorou muito para que o Fisco pudesse mensurar a sonegação e combatê-la. No último ano, o Brasil deixou de arrecadar R$ 345 bilhões por sonegação fiscal, de acordo com o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) – quantidade bem menor que a marca registrada em 2017, superior a R$ 500 bilhões. As soluções tecnológicas no país têm um grande papel nesta missão. A Sovos acredita fielmente nisso e contribui para tal redução, com tecnologias disponíveis e aplicáveis em todo o mundo.

Ainda assim, no Brasil são publicadas cerca de 23 normas tributárias por dia, somando um total de 260 mil desde a Constituição Federal de 1988. A pergunta é: como as empresas conseguem se manter em compliance, com aproximadamente 30 alterações por dia desde o fim dos anos 80? E a resposta é simples: por meio de um parceiro com expertise no segmento, que esteja monitorando possíveis alterações na legislação, como as três propostas de Reforma Tributária em avaliação no Congresso Nacional. 

A forma de atuação da Sovos ajuda a antecipar os movimentos do governo e propõe os melhores ajustes para o mercado, outro grande diferencial da líder de soluções para compliance. Com processos padronizados e eficientes, adotando medidas que simplificam e atendem as empresas, a multinacional suporta a transformação digital pela qual diversos países atravessam. 

Em termos de complexidade tributária, o Brasil fica atrás apenas da Turquia, que aparece em primeiro lugar no ranking de países com os maiores desafios para o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais. Recentemente, a Sovos adquiriu a Foriba, organização líder em automação eletrônica, eReceipts e relatórios fiscais na Turquia. Essa é uma das estratégias comerciais de crescimento agressivo da Sovos, que realiza aquisições em diversos países com o objetivo de se tornar uma fornecedora cada vez mais global.