Sistema de troca de paletes, morsa e mandril da SCHUNK aumentam produtividade da MS Tecnologia

Foto: Divulgação / SCHUNK

Qualquer empresa em crescimento precisa investir em tecnologia para garantir padrão de qualidade mesmo com maior volume de produção. Tudo começou com a aquisição de um mandril hidráulico universal TENDO E compact, mas foi ao longo da parceria com a SCHUNK que a MS Tecnologia percebeu o potencial que poderia alcançar com novas tecnologias. Atualmente contam também com produtos da linha padrão de tecnologias de fixação de peças da SCHUNK, como a morsa de precisão mais vendida do mercado, KONTEC KSC, e o sistema de troca rápida de paletes mais robusto, o VERO-S.

“Nós somos um fabricante de máquinas e dispositivos totalmente customizados para a indústria automobilística”, diz o Gustavo Moraes, diretor da MS Tecnologia, sediada em Guarulhos. Seus clientes são grandes fornecedores da cadeia automotiva e as próprias montadoras. “Um de nossos desafios é poder usinar todos os componentes de nossos produtos finais, que por serem sempre especiais de acordo com o projeto do cliente, gera uma necessidade altíssima de processos produtivos e versáteis ao mesmo tempo, aonde poderíamos usinar uma grande peça de alumínio e logo após ela um material endurecido de pequenas dimensões, com curtíssimo tempo de set-up”, explica.

Peça acabada em tempo recorde

“Devido a­ alta demanda dos últimos anos, nós precisávamos otimizar e acelerar nosso processo de fabricação. Um dos caminhos foi um porta-ferramenta de qualidade, o mandril hidráulico TENDO E compact, que nos possibilitou um incremento nos parâmetros de corte utilizados, mantendo a qualidade de acabamento das peças sem vibração no fresamento e baixo consumo de ferramenta”, reforça o Diretor, que se interessou no primeiro momento por esse produto de baixo custo de investimento, mas com altos ganhos de produtividade. O mandril hidráulico universal da SCHUNK, além de preciso ao garantir batimento menor que 0,003mm, alcança incríveis 900Nm de torque na fixação de hastes de 20mm de diâmetro e com seu sistema de absorção de vibrações proporciona uma usinagem de alto desempenho sem desgaste prematuro de ferramenta de corte.

Peças grandes ou pequenas, retangulares ou redondas, na mesma máquina em tempo recorde

Os equipamentos da SCHUNK estão na parte mais próxima com a peça, pois são os responsáveis pela fixação. Pensando nisso a empresa decidiu investir em diferentes produtos, mas todos com a interface padronizada de fixação no VERO-S.

Chapas finas e grandes

As placas de fixação à vácuo PLANOS são responsáveis pela fixação de placas de alumínio finas e grandes, facilitando a fixação de maneira rápida e possibilitando a usinagem dos 5 lados da peça.

Precisão e facilidade na fixação

“As morsas de precisão, garantiram uma fixação precisa para uma usinagem robusta”, complementa Gustavo, que decidiu pela família de morsas KONTEC KSC e KSC-F, sendo a primeira auto-centrante e a última com um mordente móvel e outro fixo. Essas morsas compactas e de curso longo, garantem alta rigidez por conta da montagem das guias dos mordentes e do corpo da morsa, com o fuso encapsulado proporcionam alta durabilidade, altíssima força de fixação e repetibilidade menor que 0.01mm. Sem contar nos mordentes dentilhados, que cravam na peça utilizando uma altura de apenas 3mm, deixando praticamente o restante do corpo da peça e todos os lados livres para a usinagem.

Peças redondas e diferentes diâmetros de hastes

Uma outra questão eram as peças redondas ou hastes que para cada projeto tinham um diferente diâmetro. Por isso a empresa investiu também na placa ROTA-S plus 2.0, um equipamento versátil, pois é equipado com um sistema de troca rápida de castanhas, possibilitando a virada de lotes de peças com muito mais agilidade. Além disso seu acionamento por barra de cunha garante uma robustez diferenciada e uma repetibilidade na troca da castanhas menor que 0,02mm.

Quebra de paradigma com mínimo set-up

A maior quebra de paradigma no projeto de melhoria de produtividade foi o sistema de troca rápida de paletes SCHUNK VERO-S. Todos os centros de usinagem da empresa estão equipados com esse sistema, seja diretamente na mesa da máquina ou no quarto eixo. Possibilita a fixação direta de peças, das morsas de precisão KONTEC KSC e da placa com sistema de troca rápida de castanhas ROTA-S plus 2.0, ambos fabricados pela SCHUNK. “O sistema VERO-S acelerou o nosso processo e reduziu o tempo de máquina parada. Nosso produto hoje tem mais qualidade e nós conseguimos fabricar com mais velocidade, atendemos aos curtos prazos de entrega de nossos clientes, o que nos proporcionou crescimento a nossa empresa”.