Siemens faz parcerias com Hospital Oswaldo Cruz e GreyLogix para ajudar no combate ao novo coronavírus

Foto: Equipamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz / Divulgação.

A Siemens tem apoiado e disponibilizado seu conhecimento e suas soluções em diversas iniciativas no Brasil e no mundo para ajudar no combate à COVID-19. Uma dessas iniciativas foi em parceria com a GreyLogix, empresa de automação industrial e integrante do programa Solution Partrner da Siemens. Com o avanço da pandemia, a GreyLogix percebeu um desafio na região entre os municípios de Mafra (SC) e Rio Negro (PR), no sul do país, onde está localizada: caso o número de infectados crescesse exponencialmente, as duas pequenas cidades dificilmente teriam respiradores em número suficiente para atender os infectados pelo novo coronavírus.

Sendo assim, a GreyLogix decidiu produzir internamente respiradores para serem usados nas instituições de saúde da região. O foco de negócios da empresa não é o setor de saúde – mas, sim, indústria de alimentos, bebidas, papel & celulose, química, entre outros – portanto, o desafio era enorme. Dessa maneira, para garantir que o equipamento produzido seguisse os requisitos médicos necessários, o time da empresa trabalhou em conjunto com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da prefeitura de Mafra e de cidades vizinhas e validou os resultados com equipe médica e engenharia clínica do Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis (SC). O projeto contou também com apoio do SENAI e da empresa SC Hospitalar, em São José (SC), para realizar aferições no equipamento.

Como resultado, no tempo recorde de três semanas, os equipamentos foram criados e contaram com soluções Siemens, com destaque para os controladores e IHMs da linha SIMATIC e as fontes de alimentação da linha SITOP. “O projeto da GreyLogix surgiu no horizonte no momento em que a própria Siemens prospectava iniciativas voltadas para a crise do novo coronavírus, com as quais pudesse contribuir”, comenta o executivo da área de Factory Automation da Siemens, Daniel Guimarães.

Foto: Detalhe da válvula exalatória com conector que permite encaixe do filtro bacteriano viral do Hospital / Divulgação.

Impressão em 3D com Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Outra iniciativa da Siemens foi com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A empresa identificou um projeto no hospital que tinha como objetivo desenvolver uma válvula em impressão 3D que permitiria utilizar, de maneira segura, respiradores não invasivos, evitando riscos de contágio da equipe médica durante o tratamento e permitindo também que pacientes contaminados e casos suspeitos pudessem conviver no mesmo ambiente.

Contando com apoio interno da Siemens Digital Industries Software, e com apoio do Instituto Biofabris/Unicamp, o processo para elaboração da peça levou menos de 15 dias e agora segue para o regime de produção em escala. 

“Foi uma grande vitória. Fizemos algo de muita relevância, em ritmo emergencial, como a situação demanda. Mostramos mais uma vez como a Siemens é uma parte importante da sociedade, seja por meio de suas tecnologias, seja integrando pessoas de diferentes capacidades”, declara o gerente de Contas Corporativas da Siemens, Rodrigo Melo.

Em seu último levantamento, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz informou que já utilizou o sistema em 29 pacientes, com excelentes resultados. Destes, sete pacientes já receberam alta hospitalar e os outros estão se recuperando.