Siemens é reconhecida pela quinta vez como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil

Foto: Divulgação / Siemens

Pelo quinto ano consecutivo a Siemens foi reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade como uma das empresas de maior destaque sustentável no país. Desde 2000, o Guia analisa o nível de sustentabilidade das empresas por meio de um questionário que avalia quatro eixos temáticos: geral, econômico, ambiental e social.

Nesse ano, a Siemens obteve uma eficiência acima da média nos indicadores-chave de gestão de fornecedores e mudanças climáticas, graças às tecnologias como as que auxiliaram seus clientes a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em mais de 600 milhões de toneladas, por meio soluções voltadas à transição energética.

“Esse reconhecimento vem para consolidar um planejamento estratégico voltado ao impulsionamento das boas práticas de sustentabilidade como indispensáveis e condicionais para a evolução do nosso negócio. Temos a consciência de que apenas seremos totalmente sustentáveis no longo prazo se estivermos alinhados não só aos interesses de nossos clientes, mas também da sociedade como um todo,” afirma Henrique Paiva, Head de Sustentabilidade e Relações Governamentais da Siemens no Brasil.

Além de investir em soluções que gerem um impacto positivo para a população, em 2017 a Siemens lançou o relatório Business to Society (B2S – Negócios para a Sociedade), uma metodologia com critérios que verificam a importância das instituições para o desenvolvimento sustentável de uma região. Já aplicado em outros países, o método identifica os desafios enfrentados pela nação em seis aspectos, definidos em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: impulsionar a economia, desenvolver empregos locais e habilidades, inovações que agregam valor, cuidar do meio ambiente, melhorar a qualidade de vida e apoiar a transformação.

“Produzimos também análises específicas para o Brasil e, com relatórios nacionais, abordamos diferentes estratégias que geram mais impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, acrescenta Paiva.

Além dessas iniciativas, a Siemens estabeleceu mundialmente e de forma pioneira a meta de neutralizar sua pegada de carbono até 2030, mas já estipulou prazos anteriores a essa data para atingir reduções progressivas. Na Siemens no Brasil, essa redução já chega a 36%, por meio de ações que vão desde investimentos em eficiência energética, processos fabris e até mudanças de hábito, como a utilização obrigatória de combustível etanol na frota de veículos dos executivos da empresa.

Externamente, a empresa também atua para auxiliar municípios brasileiros a reduzir a pegada de carbono por meio do CyPT, estudo que identifica as melhores tecnologias a serem aplicadas em edifícios, setor energético e transportes, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 no âmbito urbano, repensando o desenvolvimento a longo prazo, avaliando cenários futuros e sugerindo soluções que atinjam as metas ambientais.