Siemens compra 20% da empresa brasileira Micropower-Comerc

Foto: Divulgação – Siemens

Desde o último dia 5 de julho, a Siemens Financial Services (SFS) – braço de investimentos da Siemens – adquiriu uma participação de 20% da companhia brasileira, Micropower Comerc. A Siemens, líder em soluções inteligentes de infraestrutura, fortalece sua posição no segmento de energia distribuída em parceria com a Micropower-Comerc Energia S.A. A empresa disponibiliza aos clientes bateria para armazenamento como serviço (“bSaaS”), que reduz os custos com eletricidade para os clientes e fornece energia de reserva muito mais rápida e limpa do que os geradores a diesel.  A Siemens contribuirá com a Micropower-Comerc por meio de  engenharia, software customizado, uma plataforma digital de operações, e ferramentas digitais. 

Grandes consumidores de eletricidade como lojas de varejo, shopping centers, hotéis e plantas industriais poderão reduzir significativamente os gastos com energia usando o armazenamento para substituir o consumo de energia nas horas de pico, momento em que os custos com eletricidade são maiores. Além disso, o serviço da Micropower-Comerc melhora a eficiência energética ao reduzir oscilações e evitar perdas causadas pelas interrupções da rede de distribuição.

A Siemens poderá monitorar remotamente o serviço instalado por meio do recém-inaugurado MindSphere Application Center, em Jundiaí. As ferramentas e serviços digitais da Siemens baseadas na plataforma IoT (internet das coisas na sigla em Inglês) MindSphere oferecem muitos benefícios aos provedores de soluções de geração distribuída. As ferramentas digitais baseadas no MindSphere serão aplicadas para otimizar as operações e gerenciamento do sistema, assim como antecipar as necessidades de manutenção ou melhorar o cronograma para maximizar a economia. O armazenamento instalado no local oferece ainda muitas outras aplicações, como abastecimento de veículos elétricos, eficiência de energia e edifícios inteligentes. 

Além de introduzir o conceito de armazenamento de energia como prestação de serviço (o que em Inglês é conhecido pela sigla bSaaS)” no mercado brasileiro, o novo serviço reforça o uso de energia limpa no país já que o Brasil utiliza anualmente mais de 2 bilhões de litros de diesel e derivados do petróleo para gerar eletricidade. Com a implementação dos sistemas de armazenamento, os clientes reduzirão a emissão de CO2 e poluentes, além de incentivar o uso de recursos renováveis no país. Grandes corporações fizeram das metas ambientais uma prioridade em suas atividades. 

“O Brasil é rico em fontes renováveis e essa é mais uma solução que visa aproveitar todo esse potencial do país, que é um dos primeiros a investir nesse tipo de tecnologia. Tenho certeza no sucesso dessa parceria com a Siemens que trará muitos benefícios aos nossos clientes, principalmente na redução dos custos no consumo de energia”, afirma Marco Krapels, CEO da MPC.

“Como o preço das baterias continua caindo, o armazenamento de energia distribuída se tornará a maior parte da nova economia de energia. Isso já está acontecendo em muitas partes do mundo como na Califórnia, Austrália e Alemanha, e essa parceria entre Micropower-Comerc e Siemens tornará essa tecnologia amplamente disponível no Brasil”, diz Krapels. “Isso permite que nossos clientes tenham um backup maior, e nossos sistemas de bateria controlados por software geram economia durante os horários de pico de consumo. Assim como os cavalos foram substituídos pelos carros até 1920, os geradores a diesel serão substituídos pelas baterias inteligentes. O futuro será distribuído, e o armazenamento terá um papel fundamental nessa transformação“.