SENAI-RS está na 44ª Fimec com várias atrações

Foto: SHUTTERSTOCK

A 44ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) começou no dia 10 de março e vai até dia 12 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo, com a participação de mais de 500 expositores, entre eles, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Além da Fábrica Conceito, com 56 alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Calçado e Logística Industrial, de Novo Hamburgo, há um espaço para apresentar as novidades dos institutos Senai de Inovação e Tecnologia.  

O diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, destacou o trabalho que foi realizado antes e durante a feira com relação ao coronavírus. “Fizemos um plano de ações extraordinário que é o maior realizado até agora no Brasil e acredito que será exemplo”, ressalta. Ele salienta, porém, que há um outro lado. “Temos toda a matéria-prima para a produção dos calçados, temos a situação do dólar alto, e uma lacuna na produção dos chineses que pode ser conquistada pelo Brasil”, alerta Jung. “Acredito que muitos importadores farão negócios com empresas daqui”, concluiu.

Na Fábrica Conceito, os alunos vivem a prática do funcionamento de uma indústria calçadista. Eles são responsáveis pela montagem e acabamento de nove modelos. Todo o processo do produto foi realizado pelos profissionais e mais de cem alunos do Senai-RS. Além do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, responsável pela maior parte dos processos, participam o IST em Couro e Meio Ambiente, que realizou a etapa de desenvolvimento técnico do modelo; o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo, que desenvolveu as matrizes de solado, e o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros, que produziu o solado. Esta é a quinta vez que o Senai-RS participa da Fábrica Conceito.

A aluna Júlia Nunes, de 16 anos, conta que tudo vem sendo um aprendizado. O trabalho é visto pelos visitantes que muitas vezes conversam com os alunos. “Fico com um pouco de vergonha, mas têm sido tranquilo”, diz ela, explicando que a partir da entrada no Senai muito coisa mudou. “Não sabia o que era montagem, ou cabedal. Agora pego um sapato e sei como ele é feito”, explica. Já o aluno Gabriel dos Reis destaca que integrar um projeto como a Fábrica Conceito é muito importante. “Aprendemos muito com o que fazemos, com as pessoas nos vendo fazer o trabalho. Participar disso é um aprendizado”, afirma.

Outra novidade que o Senai está levando é o Programa de Proficiência em Substâncias Restritas, que tem como objetivo a melhoria da competitividade da cadeia de calçados para exportação, com apoio da Assintecal, CICB e Abicalçados. O programa, lançado recentemente, tem como propósito promover e comprovar a conformidade dos materiais quanto aos limites de substâncias restritas da legislação e normas nacionais e internacionais. O Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, sediado em Estância Velha, responsável pelo PPSR, está apresentando o programa em palestras durante a feira.