SCHUNK ROTA NCE permite alta produtividade com consumo mínimo de energia

A placa de peso leve SCHUNK ROTA NCE garante alto dinamismo durante o processo de torneamento. Pela primeira vez, foi possível combinar um design leve, capacidade máxima da carga de rolamento e um largo furo de passagem em uma única placa de torno.

A placa para tornos, acionada por barra de cunha da SCHUNK, líder em sistema de garra e tecnologia em fixação, convence com uma impressionante capacidade de carga de rolamento e peso mínimo.

Comparado às placas de torno convencionais, a inércia tem sido reduzida em até 40% dependendo do tamanho. Com isso, a SCHUNK ROTA NCE fornece os requisitos ideais para processos altamente dinâmicos e de alta produtividade com um consumo mínimo de energia.

Acima de tudo, para produção em massa, a eficiência energética e tempos de ciclo da placa prometem economias significantes. Em comparação às placas convencionais do mesmo tamanho, a ROTA NCE pode ser acelerada à velocidade máxima e então desacelerada 20% mais rápido devido ao seu peso reduzido.

Econômico e durável ao mesmo tempo

A placa leve SCHUNK ROTA NCE é uma nova referência em placas de torno. Os especialistas do centro de competências SCHUNK em tecnologias de placas de torno e fixação estacionária investiram cerca de 700 horas computando tempo nos elementos finitos em Mengen, Alemanha, com o objetivo de ajustar a geometria da placa para a distribuição de forças a fim de garantir a máxima rigidez, precisão de concentricidade e de batimento, apesar da leve geometria.

Uma estrutura arqueada abaixo da guia do mordente, alívios circulares entre as guias e seu corpo com contorno cônico permitem uma redução significativa de peso, sem que a rigidez seja significativamente reduzida. Em vez disso, as forças são desviadas diretamente para o eixo árvore de montagem.

O SCHUNK ROTA NCE é projetado para tornos CNC com cilindros de curso curto e é completamente compatível com placas de tornos convencionais de fabricantes asiáticos. A placa de torno leve está disponível em 5 tamanhos com diâmetros externos de 130 mm, 165 mm, 210 mm, 260 mm, e 315 mm, bem como forças de fixação de 45 kN, 65 kN, 100 kN, 130 kN, e 155 kN.

Com furos de passagem de 38mm até 106 mm e curso por castanha de 3.2 mm a 5.8 mm, é adequada para usinagem dos diâmetros mais convencionais de barras. Um sistema de bucha central modular permite uma ampla variedade de aplicações. A rotação máxima é de 3.500 a 8.000 rpm, dependendo do tamanho.

Foto: Divulgação SCHUNK