SCHUNK disponibiliza garra à prova de ambientes agressivos

Foto: Divulgação SCHUNK

A SCHUNK, líder em sistemas de garra e tecnologia de fixação, está expandindo sua gama das lendárias garras universais PGN-plus-P. Todos os tamanhos de PGN-plus-P agora também estão disponíveis na versão ATEX para utilização em áreas potencialmente explosivas. Até o fim do ano, todos os tamanhos também estarão disponíveis na versão com vedação à prova de sujeira para ambientes agressivos, como parte do catálogo SCHUNK juntamente com kits adicionais às garras já existentes.

O que o torna especial é que a versão à prova de sujeira é compatível com outros recursos do equipamento, como ATEX, proteção à corrosão, altas temperaturas ou versão de precisão, para que os usuários sejam particularmente flexíveis quando selecionarem as variáveis do equipamento. Além disso, a SCHUNK também está expandindo seu range de tamanhos. Este ano, os tamanhos 40, 160 e 240 foram adicionados, ou seja, todo o range de 40 a 240 com forças de garra de 160 N a 5,000 N e comprimentos de dedos toleráveis de 65 mm a 355 mm serão estabelecidos como padrão.

 Manutenção gratuita vitalícia

Com o PGN-plus-P, a SCHUNK tem um claro objetivo, maior desempenho com o mesmo contorno de interferência. O peso no ponto central do equipamento é reduzido o máximo possível por conta de seu design. Isto facilita processos dinâmicos, economiza espaço e reduz custos de investimento.

O fato da dimensão de apoio entre as seis guias estriadas patenteada ter sido aperfeiçoada dois anos atrás para 40% e a área do pistão oval por cerca de 15%, causou uma grande repercussão no mercado. Com isso foi possível absorver torques mais altos, inserir dedos mais longos, e manusear componentes mais pesados. Os usuários rapidamente perceberam que esta capacidade de reserva vale a pena mesmo quando o limite de capacidade não é alcançado.

O novo projeto da líder de vendas SCHUNK, minimiza desgaste e aumenta o tempo de vida, mesmo sob cargas comuns. Isto também se aplica ao aumento da superfície de tração diagonal das novas guias multi estriadas da garra PGN-plus-P, agora ainda mais larga, minimizando desgaste e aumentando a confiabilidade do processo. Adicionalmente, um bolsão de lubrificação na guia multi dentada garante uma lubrificação permanente nas superfícies deslizantes, e a manutenção gratuita vitalícia para as garras sob condições de operações em ambientes limpos. Testes na própria central de tortura de produtos da SCHUNK mostram que os novos módulos têm uma vantagem significativa sobre outros produtos no mercado, especialmente em relação à vida útil.

Alcançar os tempos de ciclo no intervalo de sete dígitos com a SCHUNK PGN-plus-P não é incomum. Mas o mais importante do ponto de vista do usuário, é a alta confiabilidade no processo dos módulos, o que é importante para garantir operações de planta sem problemas.

 Ampla variedade de opções

O range de equipamentos da família PGN-plus-P é extraordinário. A SCHUNK incorporou nas bases dos dedos melhorias nos alojamentos de parafuso, suportes e pinos de centralização como característica padrão. A fim de garantir uma distribuição uniforme da saída de ar no interior das garras, a conexão de expurgo foi alocada no meio.

A pedidos, os módulos também estão disponíveis com um dispositivo de segurança de mola para manutenção da força mecânica de garras, e com unidades de compensação de erros angulares. O programa de sensoreamento é impressionante: variando de sensores de proximidade indutivos com ajuste fácil de configurar, completamente integrados com sensores magnéticos,  sensores de monitoramento de posição múltipla, e para detecção acima de cinco posições, sensores analógicos de alta resolução, o que permite medições precisas de até 0.03 mm. Além disso, a SCHUNK fornece um sistema de sensor a rádio especial, que monitora sem fio o fim de curso da base dos dedos para uso em máquinas com espaços confinados, ou ambientes agressivos, aonde cabos poderiam colocar em perigo a estabilidade do processo.