SCHUNK apresenta a unidade rotativa de alto desempenho SRM para o mercado brasileiro

Foto: Divulgação SCHUNK

A SCHUNK Intec Brasil, subsidiária brasileira da SCHUNK GmbH & Co. KG, empresa familiar multinacional alemã, líder competente em sistemas de garras e tecnologias de fixação, apresenta para o mercado nacional a sua unidade rotativa de alto desempenho SCHUNK SRM, oferecendo o que é necessário para se tornar o novo padrão em rotação pneumática até 180°.

Comparada às unidades pneumáticas rotativas existentes no mercado, o potente módulo conta com uma combinação, até então, única de altos torques e momentos de inércia em tempos curtos de rotação, com um largo anel de centragem, rolamentos robustos e, ao mesmo tempo, compacta com contornos estreitos de interferência.

Para desenvolver o módulo de alto desempenho, a SCHUNK usou as mais recentes tecnologias de simulação, permitindo pela primeira vez que dados como forças de reação, sequências de pressão, velocidades de impacto, energias cinéticas e de acionamento fossem inseridas.

Novos amortecedores, vedações especiais de pistão e Viton-/FKM formam a base para o conjunto de alto desempenho, até então, único e de alta potência. O módulo rotativo é, portanto, compatível para utilização em ambientes agressivos. Tanto em direção axial ou radial, o rolamento é pré-tensionado sem qualquer folga, permitindo que altos torques e forças transversas sejam absorvidas.

Como os amortecedores internos já são pré-ajustados, geralmente, apenas o final de curso precisa ser configurado durante a instalação. Quando os amortecedores internos são trocados, tanto o ângulo de rotação quanto o curso do amortecedor permanecem intactos, resultando em uma manutenção com velocidade excepcional.

Opcional, com passagem elétrica e de fluidos

Com o SCHUNK SRM, os sistemas podem ficar menores, os tempos de ciclos reduzidos e tanto precisão quanto vida útil podem ser aumentados. A alta densidade de potência oferece pré-requisitos perfeitos para soluções particularmente compactas e ao mesmo tempo eficientes.

A estrutura consistente na unidade rotativa fornece um design personalizado com uma relação custo-benefício incomparável. O anel de centragem excepcionalmente largo permite a passagem de alimentação pneumática, bem como os cabos elétricos pré-montados com conectores integrados. A alimentação de mídia pneumática ou elétrica torna isso ainda mais conveniente: se a alimentação de mídia pneumática é utilizada, o largo anel de centragem a mantém completamente intacta.

Para a alimentação de mídia elétrica, os cabos dos sensores podem ser inseridos diretamente no módulo. Ao fazê-lo, uma codificação colorida no conector simplifica a configuração e a definição das posições. Se apesar de todas as precauções o cabo quebrar, cabos individuais podem ser substituídos sem ter que recolocar toda a alimentação de mídia.

A unidade rotativa SCHUNK SRM de alto desempenho estará disponível inicialmente nos tamanhos 14, 16, 25 e 40 para ângulos de rotação de 0°/180° e 0°/90°. A posição final é ajustável (+/- 3°). No tamanho 40, torques de até 24 Nm e momentos de inércia de até 7 kgmpodem ser alcançados. Esse torque é 25% mais alto do que o modelo anterior SCHUNK SRU-plus. Tamanhos adicionais e opções estão sendo desenvolvidos.