SCHUNK apresenta sensor de força com preço atrativo para robôs pequenos e leves

A SCHUNK, líder em sistemas de garra e tecnologia de fixação, com o SCHUNK FT-AXIA está expandindo a sua ampla linha de sensores de força/torque com um componente de relação preço x desempenho otimizada, projetado principalmente para uso em robôs pequenos e leves.

O sensor rígido de força/torque de 6 eixos é extremamente compacto (diâmetro 82 mm/altura 25.4 mm) e cobre duas faixas de medição devido a sua calibração dupla de até 200 N/500 N (Fx/Fy), 360/900 N (Fz) e 8 Nm/20 Nm (Mx, My, Mz). Isso significa que ele pode ser usado com flexibilidade em várias aplicações, de testes de produtos e aplicações até processos de montagem ou lixamento.

Ideal para iniciantes em automação e aplicações colaborativas

Com uma resolução de 1/10 N (Fx, Fy, Fz) ou 1/200 Nm (Mx, My, Mz), o sensor é adequado para iniciantes em automação e para setores com alto índice de trabalhos manuais.

Como a faixa de sobrecarga cobre forças de até 2.500 N (Fx, Fy) ou 4.500 N (Fz), o sensor assimila alguns erros na forma de sobrecargas de curto prazo na operação diária. A inteligência tem sido completamente integrada aos componentes, o que significa que não é necessário nenhum processador eletrônico externo.

Kits especiais para braços robóticos da Universal Robots e para o robô pequeno KUKA Agilus KR6 facilitam uma integração rápida e simples por meio do Plug & Work. Além disso, placas adaptadoras para interfaces ISO 50 e ISO 33.5 estão disponíveis.

O sensor pode ser avaliado tanto pela Ethernet ou EtherCAT com o auxílio do sistema de controle do robô ou das próprias interfaces web do sensor aonde, inclusive, o respectivo range de medição pode ser selecionado. Ainda possui LEDs que sinalizam o status do sensor, o que proporciona benefícios principalmente na operação colaborativa.

Foto: Divulgação SCHUNK