Schmersal integra em suas soluções sistema de transmissão e monitoramento de dados por meio do Dupline Safe

Foto: Divulgação – Schmersal

Recomendado para quem busca eficiência, otimização e segurança em seu processo produtivo, principalmente de transporte, o novo Sistema de Barramento Dupline de Segurança foi incorporado ao portfólio da Schmersal para atender aplicações da indústria pesada e agronegócio, como mineradoras, siderurgias, portos, armazéns e transporte de grãos.

Esta nova solução permite a transmissão de diversos sinais digitais ao longo de vários quilômetros, podendo processar e conduzir o sinal de até 63 canais dentro de um raio de 5 km por meio de um cabo de dois fios trançados, além de ser capaz de identificar rapidamente o dispositivo que efetuar a parada. O Dupline Safe é normalmente utilizado como um sistema remoto de E/S, criando um link entre os dispositivos de segurança e um controlador central de monitoramento, que pode ser um CLP.

As soluções são projetadas pela combinação de uma ampla gama de módulos Dupline/Safe, incluindo módulos de E/S digitais, interfaces para CLP e PC e modems com os dispositivos da Schmersal que monitoram ou que realizam paradas de emergência de algum processo como, por exemplo, as chaves de emergência Z3Z 500, ZQ 900, T3Z 068, botoeiras, chaves de nível, desalinhamento e fim de curso. Deste modo, estas linhas contam com o sistema Dupline Safe como opcional. 

Todos os produtos integrados ao dispositivo Dupline recebem uma codificação e endereçamento por meio de um programador, que também pode ser conectado a qualquer ponto do barramento para fazer a leitura do status da condição para todos os sinais de segurança, o que facilita a identificação dos dispositivos quando acionados.

A utilização desta solução reduz drasticamente os gastos com cabeamento, tempo de identificação da chave atuada e de manutenção. Com fácil programação, instalação e manuseio, as instalações com Dupline pode ser combinadas com outras redes e protocolos de comunicação de mercado já existente e instalada, proporcionando aumento na produtividade e na competitividade, principais objetivos de soluções focadas na Indústria 4.0.

O Dupline Safe é um produto com grau de proteção IP67 e certificado pela TÜV Rheinland de acordo com as normas IEC/EN 61508 SIL3, 62061 SIL3 e ISO/EN 13849 PLe, bem como certificação UL.