Schaeffler fornece linha completa de ferramentas para montagem e desmontagem de rolamentos

Foto: Divulgação Schaeffler

Componentes industriais sem qualidade, falta de manutenção dos equipamentos e execução de serviços de reparo inadequados podem ocasionar paradas de máquinas, riscos à segurança dos operadores e grandes prejuízos às empresas.

Por isso, tão importantes quanto a qualidade e procedência dos componentes industriais, são o nível de conhecimento do profissional de manutenção e a utilização de ferramentais adequados. A escolha das ferramentas certas é fundamental para manter a integridade e perfeito funcionamento do equipamento, minimizar a ocorrência de danos e para garantir a segurança do operador.

A Schaeffler, fornecedora global de tecnologias automotivas e industriais, fornece uma linha completa de ferramentas focadas na montagem e desmontagem de rolamentos. São extratores hidráulicos, placas extratoras tripartidas, chaves de gancho duplo, dispositivos de aquecimento por indução, equipamentos de alinhamento e outros. 

“Nossas ferramentas propiciam maior agilidade no reparo, redução dos custos de manutenção e preservação da vida útil do componente. Asseguram a aplicação de torque correto e evitam a exposição dos rolamentos a condições desfavoráveis”, destaca Antonio Campos, Chefe de Serviços Técnicos de Distribuição Industrial. 

Ferramentas Schaeffler

Os extratores hidráulicos Puller-HYD facilitam a retirada de rolamentos – inclusive de tamanhos maiores –engrenagens, buchas e outros componentes, com força de extração que varia de 40 kN a 400 kN, aplicada por meio de um cilindro hidráulico. Produzido em aço cromo-molibdênio de alta qualidade, essa ferramenta tem a vantagem de poder ser adaptada à posição de trabalho ideal, já que o comprimento das garras é ajustável pelo adaptador incluso no produto. Por exemplo, caso não haja espaço suficiente para três braços, o extrator pode ser simplesmente convertido em dois braços. 

As placas extratoras tripartidas Puller-Trisection são usadas na extração de rolamentos completos ou de anéis internos com assentamento muito interferente. A ferramenta é indicada para situações de montagem nas quais o extrator de três braços não pode ser usado na remoção do rolamento por meio do anel interno, por exemplo, onde não existem ranhuras de extração ou quando os anéis do rolamento são largos, impedindo que os braços do extrator alcancem o anel interno. Com o uso dessa ferramenta, é possível retirar os anéis e os rolamentos sem danos aos componentes adjacentes. 

A Schaeffler também fornece chaves de gancho duplo Locknut-Doublehook-Wrench, indicadas para a montagem de rolamentos autocompensadores de esferas com furo cônico. As chaves de gancho duplo são usadas para ajustar a folga interna radial dos rolamentos utilizando torque e ângulo de aperto, sem a necessidade de medição da folga interna radial ou deslocamento axial.

Outro grande aliado do reparador é o conjunto de ferramentas Fitting Tool ALU 10-50, que facilita a montagem a frio de forma econômica de muitos rolamentos padrão e peças com furo cilíndrico, sendo indicado para rolamentos com diâmetro de furo de 10 mm a 50 mm. Anéis de montagem, buchas de montagem e martelo também podem ser requisitados como itens individuais desse conjunto de ferramentas.

Já os novos dispositivos de aquecimento por indução FAG Heater permitem a montagem térmica de rolamentos e outros componentes de forma mais fácil e eficiente. Todos os dispositivos estão dotados de funções tecnológicas e inovadoras para essa categoria. Além disso, destacam-se pela excelente relação custo benefício. 

A Schaeffler também disponibiliza ao mercado equipamentos de alinhamento que contribuem significativamente para a otimização da vida útil de rolamentos, correias e mancais, garantindo seu funcionamento confiável e reduzindo a possibilidade de falhas nos rolamentos aplicados. 

Os equipamentos Top-Laser Trummy 2 e Smarty 2 são utilizados para alinhamento e tensionamento de correias de transmissão de ventiladores, equipamentos de transportes, bombas e compressores.

Já o FAG Top-Laser Equilign é indicado para alinhamento de eixos de motores, bombas, ventiladores, redutores, exaustores e compressores. Como benefícios, ele otimiza a vida útil de acoplamentos, rolamentos e vedações, previne danos, reduz o consumo de energia e vibrações de desgaste por atrito, além de disponibilizar acessórios e dispositivos opcionais que ampliam sua eficiência.