Schaeffler Brasil torna-se uma planta zero aterro

Foto: Divulgação Schaeffler

A Schaeffler Brasil acaba de tornar realidade uma meta bastante ousada: o Zero Aterro Sanitário. Agora, nenhum lixo ou resíduo da empresa é enviado ao aterro sanitário da região de Sorocaba, onde está localizada. Todos os resíduos gerados nas áreas administrativas e na fábrica têm uma destinação sustentável: são encaminhados para reciclagem, coprocessamento ou incineração. O projeto foi certificado pela empresa Salmeron em março de 2019.

Há muitos anos a Schaeffler promove ações para destinação sustentável dos resíduos, como o projeto “Reuso do óleo mineral”, que através do sistema de briquetagem, recupera o óleo usado nas máquinas para reutilização na própria produção, reduzindo assim a geração de resíduos e os custos com a aquisição de óleo novo, bem como desde 2008, o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes e trazido pelos colaboradores é doado ao Instituto de Educação Socioambiental (IESA), que o transforma em sabão em pedra para comercialização e a verba é destinada a ações sociais.

Com essas e outras medidas adotadas, como o fato de todos os escritórios terem lixeiras centrais recicláveis, produzindo menos lixo e garantindo a separação correta de todos os resíduos, 96% das 20,6 mil toneladas de resíduos geradas anualmente pela empresa já estavam sendo recicladas ou incineradas, enquanto que 4% destinadas ao aterro sanitário. Foi justamente para dar uma destinação sustentável a 100% dos resíduos que o projeto Zero Aterro foi iniciado em 2018. Agora, essa meta foi alcançada: a Schaeffler firmou contrato com uma empresa de gestão de resíduos e energia limpa que recebe e faz o coprocessamento dessas 784 toneladas anuais de resíduos que antes eram destinadas ao aterro. “O projeto ainda prevê novo desafio, que é reduzir a geração de resíduos não recicláveis a cada ano. Conquistamos uma meta audaciosa e agora seguimos para mais uma fase que visa uma maior conscientização das pessoas para diminuir a geração de resíduos, o que impacta dentro da empresa e também fora dela. Temos um grande papel socioambiental e sabemos disso”, afirma Tamiris Vrunski, Chefe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

Com isso, a empresa intensificou as campanhas de conscientização sobre coleta seletiva, inclusive por meio de atividades lúdicas durante a Semana de Saúde, Segurança e Meio Ambiente de 2018. Aprendizes do Projeto Formare, junto com profissionais da área de Meio Ambiente, também percorreram as áreas administrativas para incentivar a separação correta dos resíduos e sugerir a cada colaborador a substituição de copos plásticos por uma caneca. Além disso, foram padronizadas as lixeiras de coleta seletiva nas áreas externas e escritórios, medida que será estendida às fábricas este ano. 

Os benefícios do Zero Aterro da Schaeffler Brasil

Confira abaixo o que as medidas adotas pela empresa representam para o meio ambiente:

  • 8,6 mil árvores não cortadas para abastecer fornos das cimenteiras;
  • 2,4 milhões de kWh de energia podem ser gerados com esses resíduos;
  • Resíduos deixarão livres 1,6 mil m³ do aterro;
  • 228 mil litros de óleo mineral recuperados e reutilizados na produção ao ano;
  • 51 milhões de litros de efluentes industriais tratados na Estação de Água e Efluentes da Schaeffler em 2018;
  • 3.500 litros de óleo vegetal doados para IESA;
  • 60 mil bitucas de cigarro, recolhidas em 4 coletores instalados nas saídas da empresa, enviadas para reciclagem.

Projeto em destaque no Grupo Schaeffler

Com a conquista do certificado de empresa Aterro Zero, a Schaeffler Brasil ganhou destaque dentro do próprio Grupo Schaeffler, que conta com uma premiação global em reconhecimento a projetos de destaques no mundo e a planta brasileira está como finalista na categoria sustentabilidade.