SAP Next-Gen Academy for Experience Management: aprendizagem sobre gerenciamento de experiências

Nos dias 2 e 3 de dezembro, aconteceu em São Paulo a Academia SAP Next-Gen for Experience Management, um projeto criado pelo programa SAP Next-Gen em parceria com o Instituto Hasso Plattner e a empresa de auditoria Deloitte, com foco na aprendizagem sobre gerenciamento de experiências vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados pela Organização das Nações Unidas.

O evento começou em Nova York, passou pela Cidade do México, Paris, Bangalore, Walldorf, Cingapura e Moscou. Com uma abordagem voltada para a Economia da Experiência, os palestrantes mostraram como ela pode ser determinante para a definição de quais organizações sairão ganhando, já que a experiência vivida por clientes, parceiros e colaboradores será um ponto crucial para o engajamento. Tudo isso combinado à aplicação dos ODS.

Os objetivos de aprendizagem incluíram a compreensão do papel essencial que o gerenciamento de experiências e a combinação de dados da experiência (X-Dados) e os dados operacionais (O-Dados) têm ao reunir informações indispensáveis para preencher as lacunas da experiência, tendo mais exposição com soluções de gerenciamento da experiência.

Os tópicos abordados trouxeram fundamentos sobre o gerenciamento da experiência:

  • Dados X vs Dados O
  • A Economia da Experiência;
  • Os quatro pilares do gerenciamento de experiência (XM): cliente XM, produto XM, marca XM e funcionário XM;
  • Introdução ao desenvolvimento e design de pesquisas;
  • Visão geral da análise de dados X para fechar lacunas de experiência;
  • Introdução ao mecanismo de inteligência preditiva do Qualtrics iQ.

O evento contou com a presença de convidados especiais que apresentaram cases de sucesso conquistados através das soluções de Customer Experience como Marcello Crivelli, executivo da Allianz Global Corporate & Specialty Re e Rafael Sampaio, diretor da Rede Impecável. O Prof. David Steingard, da Universidade de Saint Joseph na Filadélfia, fez uma introdução sobre ferramentas de SDG Dashboard & Qualtrics e Gustavo Loiola, que atua na Assessoria da Presidência e Sustentabilidade da ISAE Brasil, trouxe como tema “Qualtrics & Academia: showcasing ISAE’s SDG impacts and SDG Dashboard”.