Resistência térmica e base água: Evonik lança nova resina de silicone para panelas e frigideiras

Foto: Divulgação / Evonik.

Os utensílios de cozinha coloridos estão na moda. Em vermelhos vivos, azuis profundos e amarelos vibrantes, as panelas e frigideiras estão deixando de ser simples utensílios funcionais para se tornar objetos de design. Por esse motivo, os revestimentos externos desempenham uma dupla função: além de serem robustos, eles também precisam ser bonitos.

Os revestimentos resistentes ao calor usados em utensílios de forno e fogão certamente não são novos – mas até agora costumavam ser base solvente. A linha de negócios Coating Additives da Evonik está lançando uma resina de silicone mais amigável do ponto de vista ambiental, que foi desenvolvida especificamente para uso em revestimentos base água.

O novo SILIKOFTAL® HTW 3 é uma resina de silicone termorresistente que cumpre todos os requisitos de uma formulação sustentável. Não contém solventes orgânicos e apresenta teor de VOC significativamente reduzido desde a produção até a aplicação.

SILIKOFTAL® HTW 3, como parte do revestimento externo, é adequada ao contato com alimentos. Em virtude da eliminação de ingredientes críticos, a resina de silicone não é classificada como perigosa, segundo os critérios do GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals).

A combinação de propriedades – alta performance, facilidade de manuseio e aprovação para o contato com alimentos – faz com que o produto seja uma exclusividade no mercado. Os clientes têm mais liberdade na formulação de seus revestimentos uma vez que o SILIKOFTAL® HTW 3 pode ser combinado com uma grande variedade de pigmentos, podendo ser usado em todas as aplicações que exigem resistência ao calor, como, por exemplo, torradeiras ou outros eletrodomésticos ­– o revestimento resiste ao calor até 200°C. O alto ponto de fulgor superior a 90ºC oferece benefícios correspondentes no armazenamento e no transporte. 

“Com o SILIKOFTAL® HTW 3, oferecemos um produto que atende aos requisitos cada vez mais restritivos da indústria”, informa Maximilian Morin, responsável pelo segmento de revestimentos industriais.  “O desenvolvimento abrangente e vigoroso valeu a pena e é um excelente exemplo dos nossos esforços para expandir continuamente o nosso portfólio e oferecer mais produtos sustentáveis”.