Projeto EMBRAPII viabiliza inspeção durante o processo de fabricação de carros

Foto: Shutterstock

Para sobreviver à exigente e competitiva indústria automotiva brasileira é preciso focar na automação. Embora a evolução siga crescente no setor, a meta continua sendo a mesma: operar com mais eficiência e lançar os produtos no mercado mais rapidamente. O Robô Snake, projeto desenvolvido pela Unidade EMBRAPII ISI Laser e a montadora General Motors, promete automatizar o sistema de inspeção de solda na indústria automotiva tornando-a mais eficaz, precisa e econômica à empresa.

A tecnologia está na vanguarda da inovação mundial ao apresentar uma proposta à uma questão global: a identificação de falhas na solda durante a fabricação de componentes. Ainda hoje, na maioria das fábricas pelo mundo, a vistoria das peças dos carros é feita manualmente, com uso de talhadeira.

Entenda a tecnologia

Semelhante a uma cobra ao se movimentar, o Snake é um robô manipulador bastante flexível, característica que lhe permite alcançar locais de difícil acesso e com obstáculos físicos no caminho. A mobilidade ocorre pela dinâmica de seus eixos modulares.

Na primeira fase, o robô foi projetado, dimensionado e construído com três eixos e comprimento de 70 cm. Na segunda fase, que está em desenvolvimento, o manipulador contará com seis eixos e alcance de 140 cm. A projeção final é atingir 210 cm, com nove eixos.  Além da função de inspeção, o robô também contará com um sistema de soldagem a laser de componentes do carro.

Apesar de ser desenvolvido para um fim específico, a versatilidade do robô Snake permite que ele seja utilizado em outras frentes de trabalho, como aplicação de selantes internos, inspeções dimensionais e de montagem em ambientes de difícil acesso.

“O desenvolvimento permite o domínio completo de uma tecnologia, desde sua concepção até a aplicação em ambiente relevante. Isso pode levar a resultados consideráveis na diminuição de custos para implementação destas tecnologias e até mesmo fomentar o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica”, destaca Jhonattan Gutjahr, pesquisador da Unidade EMBRAPII  ISI Laser, que fica em Joinville-SC.