Projeto, em parceria com a STIHL, atende jovens com vulnerabilidade socioeconômica

Foto: Divulgação – Stihl

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) completa nesta quinta-feira (13) 211 anos de atuação. Além de ser um ponto turístico e símbolo nacional, o JBRJ conta  com aproximadamente 7,5 mil plantas e diversas ações sociais voltadas para a sustentabilidade. Um exemplo é o projeto Pró-Florescer, realizado em parceria com a STIHL Ferramentas Motorizadas, e já contribuiu para a capacitação de mais de 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade social.

O projeto tem o objetivo de proporcionar formação pré-profissionalizante a jovens provenientes de famílias em vulnerabilidade social e risco social. O trabalho consiste em desenvolver as habilidades intelectuais, culturais, sociais e ambientais, para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho. São oferecidas formações por meio de cursos de jardinagem, monitoramento ambiental e auxiliar administrativo.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro iniciou suas atividades em 1808, inserido nas orientações elaboradas anteriormente em Portugal. O primeiro desafio foi aclimatar as chamadas especiarias do Oriente: baunilha, canela, pimenta e outras. Assim, inicialmente foi um local de experiências com vegetais enviados de outras províncias portuguesas, além daqueles oriundos do Jardim Botânico La Gabrielle, na Guiana Francesa, recém-invadida pelas tropas luso-brasileiras. Contudo, foram estabelecidas regras para um lazer diferenciado daquele praticado em parques públicos, revelando a preocupação em contemplar e ordenar as duas vertentes institucionais. Hoje ele se tornou um importante espaço de lazer e de pesquisas científicas.