Projeto alemão torna movimentos da Terra visíveis do espaço

Planeta TerraO Centro Aeroespacial Alemão (em alemão: DLR – Deutscher Zentrum für Luft- und Raumfahrt), a Universidade Técnica de Munique (em alemão: TUM – Technische Universität München) e o Instituto Federal para Ciências da Terra e Recursos Naturais (em alemão: BGR – Bundesanstalt für Geowissenschaften und Rohstoffe) são os ganhadores da competição nacional de inovação “Lugares Excelentes no País das Ideias” 2016 (em alemão: “Ausgezeichnete Orte im Land der Ideen”) com o projeto “Mapas de movimentos da Terra por meio de satélites para a Alemanha” (em alemão: “Satelitengestützte Bodenbewegungskarte für Deutschland”). O projeto dá um exemplo sobre os benefícios da atuação em conjunto dentro do tema “Inovação na vizinhança – Comunidade como um modelo de sucesso” (em alemão: “NachbarschafftInnovation- Gemeinschaft als Erfolgsmodell”).

Contemplados a partir do espaço, alguns problemas terrestres parecem ser insignificantes. Entretanto, também fica claro que desta perspectiva até mesmo os menores deslocamentos da superfície terrestre podem representar um grande perigo: como, por exemplo, quando podem causar um terremoto. O Centro Aeroespacial Alemão criou, juntamente à Universidade Técnica de Munique e ao Instituto Federal para Ciências da Terra e Recursos Naturais, um mapa digital, que mostra todo o movimento terrestre na Alemanha. Com a mais moderna tecnologia de satélites é possível medir com uma precisão milimétrica os locais nos quais a Terra sobe, desce ou se desloca. Desta forma, é possível impedir a construção de edifícios nestes locais.

O presidente da BGR, Prof. Dr. Ralph Watzel comentou o reconhecimento: “Estamos orgulhosos de ser um “Ausgezeichneter Ort im Land der Ideen” e nos alegramos em poder mostrar os benefícios de atuar comunitariamente com o nosso projeto. Além das instituições citadas, diversas autoridades nacionais, representantes da indústria e de outros institutos de pesquisa, fazem parte do sucesso. O prêmio mostra que por meio da colaboração entre as áreas de geologia e aeronáutica, se cria um benefício maior para a nossa sociedade.”

A iniciativa “Alemanha – País das Ideias” (em alemão: “Deutschland – Land der Ideen” e a Deutsche Bank premiam projetos e ideias no âmbito da competição “Lugares Excelentes no País das Ideias” 2016 os quais aproveitam os potenciais da vizinhança em termos de comunidade, cooperação e comprometimento e que por meio disto contribuem para a superação de desafios sociais atuais e do futuro. “O mundo se aproxima cada vez mais – em sentido e fisicamente. Isso significa ao mesmo tempo, que somos todos vizinhos. Por este motivo, o tema da competição desse ano diz respeito a todos nós, pois trata de engajamento e a comunidade como um modelo de sucesso”, justifica Jürgen Zaiser da Deutsche Bank.

Um júri de experts composto por cientistas, gerentes econômicos, jornalistas e políticos selecionou o projeto dentre outras mil inscrições em conjunto com cinco profissionais acadêmicos. Jürgen Zaiser entregou ao Prof. Richard Bamler, representante das instituições envolvidas, o diploma de “Lugar Excelente” e destacou:  “O mapa de movimentos terrestres por meio de satélites para a Alemanha encoraja também outros institutos para cooperações. Unidos os três parceiros disponibilizaram novos dados e se preocuparam com a maior segurança para pessoas e bens materiais.”

Fonte: Bundesanstalt für Geowissenschaften und Rohstoffe (BGR)

Revisão: Beatriz Ayres e Stephanie M. Viehmann

Foto: CC/Pixabay/WikiImages