Programa da BASF conscientiza agricultores sobre a importância do uso de EPIs no campo

Foto: Divulgação / BASF.

Mundialmente, o setor agrícola é desafiado a aumentar a produção de alimentos com mais qualidade e segurança. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores rurais é indispensável para se alcançar esta meta. Para que os agricultores tenham acesso a estes equipamentos, a BASF realiza o Programa EPI há 20 anos. Os números mostram a importância da iniciativa: já são mais de 1,3 milhão de kits comercializados.

O Programa EPI é uma iniciativa de responsabilidade social para aumentar a oferta e o uso de equipamentos de proteção individual para a aplicação de produtos fitossanitários. Além da comercialização de kits de EPI, a BASF realiza ações educativas e de comunicação  para conscientizar o uso correto dos equipamentos para proteger a saúde dos aplicadores. Em média, são 35.000 mil pessoas treinadas por ano no Brasil. Em duas décadas, estima-se que mais de 700.000 mil pessoas receberam treinamentos da BASF.

Com propriedade na região de Camaquã (RS), o agricultor Roberto Jaeger participou dos cursos de capacitação oferecidos pela BASF em 2017 e 2018. Ele conta que os seminários, treinamentos e reuniões periódicas do Programa EPI conscientizam sobre a importância da utilização correta dos EPIs. “Atualmente, a propriedade possui 14 colaboradores sendo que 4 trabalham no manejo de produtos. Acredito na importância da renovação das informações. Os colaboradores também se sentem prestigiados porque recebem conteúdos importantes para o manejo dos produtos agrícolas”, conclui Jaeger.

De acordo com Maurício do Carmo Fernandes, gerente de Stewardship e Sustentabilidade da BASF, a empresa construiu uma base forte de conhecimento tecnológico ao longo dos anos. “Reunimos uma ampla rede de especialistas e parceiros para aumentar a conscientização do uso correto dos EPIs por agricultores e aplicadores, fomentar a capacitação profissional e ter segurança no trabalho a campo”, finaliza Maurício.

A BASF seleciona o fornecedor de EPI com alto padrão de qualidade e a equipe de campo da empresa oferece os materiais para seus clientes (por venda direta ou revendedores parceiros). Além disso, a BASF patrocina o transporte dos EPIs até o ponto de venda e divulga o “Programa EPI da BASF” em treinamentos, palestras e dias de campo.

Os equipamentos comercializados têm o selo de qualidade do IAC – Instituto Agronômico de São Paulo. “O selo significa que a vestimenta foi testada no laboratório do IAC”, explica Hamilton Ramos, coordenador do programa QUEPIA (Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual). O projeto foi criado para estudar os equipamentos de proteção individual e ajudar os fabricantes a melhorarem os produtos.

“Os agricultores são impactados pelo QUEPIA mesmo sem saber. Nossa estimativa é de que, hoje, as empresas parceiras sejam responsáveis por aproximadamente 70% das vestimentas de proteção para aplicação de defensivos comercializadas no Brasil”, ressalta Hamilton. Para conservar o EPI de forma correta, é preciso lavar todo material separadamente das roupas comuns, em lugar específico e adequado com a utilização de sabão neutro e água abundante.