Programa da BASF leva conhecimento aos membros cooperativistas de todo o país

Foto: Divulgação – BASF

Capacitar cooperativas agrícolas e ajudar no desenvolvimento sustentável de seus negócios são metas do Programa Cooperar da BASF. A iniciativa será apresentada durante o Encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias – ENCA, realizado em 4 e 5 de junho em Campinas (SP). 

De acordo com gerente de Acesso ao Mercado da BASF, Gustavo Bastos Alves,  a empresa e as cooperativas têm o mesmo propósito que é trabalhar para contribuir com o legado da agricultura brasileira. “O resultado desta parceria é a geração e distribuição de valor na cadeia pelo aumento da produtividade e da rentabilidade dos agricultores“, explica Alves.

Incoop

Uma das ações que faz parte do Programa Cooperar é o Incoop, que reúne representantes de 35 cooperativas agrícolas. A aula inaugural da primeira turma contou com a presença do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, Márcio Lopes de Freitas.

“O Incoop foi muito bem estruturado. O curso tem uma agenda consistente que vai proporcionar ganhos para os participantes, com a oportunidade de formar redes para troca de experiências. O cooperativismo brasileiro está em um bom caminho de desenvolvimento e maturidade enquanto modelo de negócios”, afirma Márcio Lopes de Freitas.

Aprendizado

O Incoop é uma formação desenvolvida para gestores de cooperativas agropecuárias. Em seis módulos, os participantes têm aulas com especialistas e realizam visitas técnicas. São mais de 60 alunos vindos de cooperativas de sete estados. Alguns dos conteúdos abordados no primeiro módulo foram: Intercooperação, Governabilidade e Administração Sustentável.

As primeiras aulas do Incoop aconteceram nos dias 14, 15 e 16 de maio em São Paulo (SP). A turma também visitou a sede da IBM. Os encontros devem acontecer a cada três meses em cidades alternadas.

O Superintendente Administrativo Financeiro da Cooperativa Cotrijal (RS), Marcelo Ivan Schwalbert, ressalta a importância de um dos temas abordados no encontro. “Estamos trabalhando muito a sucessão familiar. Na aula, percebi que a sucessão é um processo contínuo e não um evento isolado. As discussões de como agregar mais valor ao cooperado foram riquíssimas para o meu aprendizado”, conta Schwalbert.

Cooperativismo

O cooperativismo agropecuário tem importante participação na economia, sendo responsável por 50% da produção agrícola do país. As cooperativas do agronegócio movimentaram R$ 230 bilhões em 2018, com estimativa de crescimento de até 8% em 2019. São aproximadamente um milhão de agricultores cooperados no Brasil, em mais de 1.500 cooperativas.

A iniciativa da BASF foi desenvolvida após um mapeamento para identificar os desafios diários para expansão do modelo de negócio cooperativista. “O Programa Cooperar é disponível a todas cooperativas parceiras da BASF, que compreendem mais de 400 mil cooperados e 90 mil colaboradores. O projeto tem como objetivo garantir a sustentabilidade da cadeia de valor cooperativista, através de capacitações dos colaboradores das cooperativas em diferentes níveis, abordando temas técnicos e de gestão, aumentando a competitividade e contribuindo para a construção de uma agricultura sustentável”, explica Alves.

Este e outros assuntos farão parte da palestra BASF na Agricultura. Juntos pelo seu legado, do diretor de Marketing Brasil da BASF, Marcelo Batistela, durante o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias.

Sobre Palestra BASF na agricultura, juntos pelo seu legado 

Dia: 05 de Junho

Hora: 15h30

Palestrante: Marcelo Batistela – Diretor de Marketing Brasil da BASF

Sobre Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias

Encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias.

Dias 04 e 05 de Junho, no Royal Palm Hall, Campinas – SP.

https://www.gpoconecta.com.br/index.php/enca#