Professores de Arte da Baixada Santista participam de curso de formação continuada em Arte, com apoio da Aliança

Foto: Divulgação Aliança

Contemplados com bolsa integral, 30 professores foram selecionados pelas Secretarias de Educação de seus municípios – São Vicente e Cubatão – para participar da formação oferecida pelo Instituto Arte na Escola (IAE). A ação, patrocinada pela empresa Aliança Navegação e Logística, tem como um dos objetivos qualificar o ensino de Arte nas escolas públicas da Baixada Santista, trabalhando temas locais e contemporâneos partir da abordagem de projetos.

O curso “Arte na Escola Contemporânea” é voltado para professores da Educação Básica que buscam aprofundar sua prática em sala de aula. Com sete meses de duração e carga horária de 150 horas, o curso é totalmente a distância e conta com uma equipe de mediadores especializados.

Com proposta inovadora, a formação aguça a imaginação e a percepção estética de educadores e alunos de escolas públicas, estimulando visitas a espaços culturais e fortalecendo o senso de pertencimento na região da Baixada Santista.

Os professores terão o acompanhamento do IAE para elaborar um projeto de trabalho integrando linguagens artísticas, tecnologia e patrimônio cultural. Os cursistas têm interação constante com seus mediadores, além de participarem de fóruns que conectam professores do Brasil inteiro.

No Brasil, há mais de 500 mil professores lecionando Artes, mas apenas 6% têm formação específica na área. O curso “Arte na Escola Contemporânea” atua para suprir esta lacuna na formação de professores de Arte, valorizando o potencial educativo das linguagens artísticas.

“A educação é uma das prioridades da Aliança Navegação e Logística. Por isso, estamos muito felizes em participar de uma iniciativa que estimula o conhecimento, ao mesmo tempo em que incentiva o lado lúdico dos professores e alunos e como forma de transformação da sociedade”, afirma Lourenço Malanga, responsável pela área de Comunicação e Marketing da Aliança.