Planta industrial da ZF em Sorocaba é considerada a unidade de melhor desempenho

Foot: Divulgação / ZF.

A fábrica da ZF em Sorocaba, SP, onde fica a matriz da empresa na América do Sul, foi considerada a planta industrial com o melhor desempenho em 2019 entre todas as unidades da companhia no mundo.  A unidade foi eleita a melhor e mais eficiente, dentre as 230 fábricas da empresa que atua em 40 países.

Este reconhecimento faz parte do ZF Excellence Award, um concurso global de melhoria contínua da empresa, distribuído em categorias, sendo uma delas a de planta industrial com melhor desempenho.

Os critérios de avaliação incluem indicadores de segurança, qualidade, melhoria contínua, além de fatores como inovação, lean manufacturing e flexibilidade. A unidade brasileira passou por um processo de modernização em 2018/2019, especialmente para abrigar a nova linha de produção das inovadoras transmissões TraXon.

“Receber esta premiação nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para alcançar nossos objetivos, alinhados à estratégia mundial da ZF. Este prêmio é o reconhecimento do trabalho, comprometimento e determinação de nossos colaboradores, que foram fundamentais para esta conquista”, comentou Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.

Além desta importante premiação, desde 2018 a fábrica de Sorocaba também é o Centro de Competência Global da ZF para produção de eixos agrícolas. Com isso, a coordenação sobre o desenvolvimento de eixos para todos os mercados do mundo atendidos pela ZF é de responsabilidade da unidade brasileira.

A unidade sorocabana da ZF se destaca, ainda, por trabalhar com uma linha flexível para produção de eixos agrícolas e de construção, além de outra voltada para vários modelos de transmissões e aplicações distintas na área de veículos comerciais. A produção pode seguir de forma intercalada ou não, não sendo necessário que seja sequenciada ou que haja intervalos para troca do modelo de transmissão a ser produzido. A linha de transmissões foi a primeira de todas do Grupo ZF no mundo a operar de forma flexível, adaptando-se à demanda dos clientes.