Pilz projeta crescer 30% este ano e lança robô na Expomafe

Foto: Divulgação Pilz

Tradicional fabricante de produtos para as áreas de segurança e automação industrial, a Pilz do Brasil, que registrou crescimento de 37% em 2018 com expectativa de crescer 30% neste ano, lançou a linha de produtos Service Robotics (robôs colaborativos) na Expomafe 2019 (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial), realizada entre os dias 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Com a linha de robôs colaborativos, a multinacional alemã, acredita estar melhor preparada para atender à crescente demanda da indústria 4.0, expandido seu portfólio com soluções desenvolvidas para conferir segurança de máquinas.

Segundo o diretor geral da Pilz, Pedro Medina, os módulos de Robótica de Serviço da Pilz incluem inicialmente o braço robótico, o módulo de controle e o módulo de programação. “Esses recursos são os diferenciais da nova linha, que conta com módulos ROS garantindo a operação segura e amigável, comissionamento rápido, com o princípio Plug-and-Play, e proporciona um trabalho seguro entre o homem e o robô”, enfatiza.

Desenvolvido para diferentes aplicações industriais, o braço robótico para carga de até 6 kg é muito utilizado em aplicações Pick & Place, e para células modulares semiautomatizadas de robôs de pequeno porte na indústria. São certificados pela associação alemã de seguros de acidentes estatutários (DGUV), de acordo com a EN ISO 10218-1.

Outras modernas soluções – A Pilz aproveitou a Expomafe 2019 para apresentar as modernas soluções recém lançadas e que  já se encontram à disposição do mercado. Entre elas estão os sistemas de portas de proteção seguros:  PSENslock,  PSENmlock  e  PSENsgate utilizados como proteção de dispositivos de barreiras físicas. Eles monitoram portas nas zonas de proteção, além de tampas e coberturas.

A Pilz também expôs os scanners a laser, próprios para proteção de áreas de perigo ou monitoramento de acesso. Destaque para o PSENscan, que faz o monitoramento de até 3 zonas (e 70 configurações comutáveis) simultaneamente e de forma independente, aumentando a produtividade da planta fabril.