Pilz do Brasil lança no mercado nacional a linha de produtos Service Robotics – Robôs Colaborativos

Foto: Divulgação Pilz

Pronta para atender a crescente demanda da indústria 4.0, a Pilz do Brasil, multinacional alemã fabricante de produtos para as áreas de segurança e automação industrial, expande seu portfólio e lança no País a linha de produtos Service Robotics (robôs colaborativos).

Segundo diretor geral da Pilz, Pedro Medina, os módulos de Robótica de Serviço da Pilz incluem inicialmente o braço robótico, o módulo de controle e o módulo de programação. “Esses recursos são os diferenciais da nova linha, que conta com módulos ROS garantindo a operação segura e amigável, comissionamento rápido, com o princípio Plug-and-Play, e proporciona um trabalho seguro entre o homem e o robô”, explica.

Apresentam ainda braço robótico para carga de até 6 kg e possuem diversas aplicações industriais, muito utilizados em aplicações Pick & Place, e para células modulares semiautomatizadas de robôs de pequeno porte na indústria. São certificados pela associação alemã de seguros de acidentes estatutários (DGUV), de acordo com a EN ISO 10218-1.

O diretor geral da empresa acrescenta que a nova linha de produtos Service Robotics da Pilz possui módulo de controle PRCM, que é uma tecnologia que garante a segurança no acionamento e movimento do robô. “De acordo com o princípio Plug-and-Play, os usuários podem conectar os módulos e usá-los imediatamente. O módulo de controle suporta protocolos de comunicação abertos da indústria, como CANopen, Ethercat ou Profibus. Também pode ser programado com linguagens PLC de acordo com a norma IEC 61131-3 e via Open Source Framework ROS (Sistema Operacional Robotizado) e, portanto, oferece um grande grau de abertura para expansões funcionais”, enfatiza Medina, destacando que a Pilz é uma empresa de tecnologia que oferece soluções completas para robótica segura.

“Como fornecedora de sistemas robóticos, a Pilz oferece suporte aos clientes para a implementação da solução, incluindo a tecnologia de sensores e os serviços necessários para garantir o processo produtivo seguro, seguindo as normas de segurança vigentes no País”, finaliza.