Ônibus elétricos em Leipzig utilizarão infraestrutura da Siemens para carregamento

Foto: Divulgação / Siemens.

A Siemens Smart Infrastructure será a empresa responsável pelo fornecimento da infraestrutura de carregamento para 21 ônibus de piso baixo totalmente elétricos da cidade de Leipzig, na Alemanha. O acordo foi realizado junto à VDL Bus & Coach, que recebeu o contrato associado da Leipziger Verkehrsbetriebe (LVB) GmbH, operadora do transporte público da cidade alemã.

Os sistemas de carregamento da Siemens fornecerão energia elétrica aos ônibus VDL nas linhas 74, 76 e 89, bem como no terminal de ônibus Lindenau, e estão programados para entrar em operação em 2021. A eletrificação do transporte público local é um grande passo para o planejamento urbano sustentável. O desenvolvimento de sistemas de transporte ecológicos faz parte da estratégia de mobilidade 2030 da cidade de Leipzig.

“A mudança para o transporte de ônibus elétrico requer não apenas os veículos, mas também uma infraestrutura de carregamento eficiente que garanta uma operação confiável. Temos o prazer de ter a Siemens, com seu portfólio e experiência amplamente diversificados, como nossa parceira neste projeto”, disse Boris Höltermann, Diretor de Negócios da VDL Bus & Coach na Alemanha.

A Siemens fornecerá sistemas para carregar os 21 ônibus elétricos ao longo das rotas e também no terminal. Quatro estações terminais serão equipadas com um total de cinco unidades de carregamento rápido Sicharge UC 600 com uma potência efetiva de 450 quilowatts (kW) para carregamento de oportunidade, que ocorre ao longo do trajeto dos veículos. A conexão de média tensão, o transformador e a distribuição de energia de baixa tensão serão integrados nas estações de carregamento para facilitar a conexão à rede elétrica local. Esse design compacto das estações de carregamento permite uma instalação que economiza espaço. Já no terminal, os ônibus ser&at ilde;o c arregados principalmente durante a noite ou durante outros intervalos operacionais usando 21 unidades de carregamento Sicharge UC 100 com potência de carregamento de até 100 kW.

Nos dois sistemas, a conexão é realizada através de capôs de contato. Isso significa: como um bonde, os ônibus serão equipados com um pantógrafo que é movido de baixo para cima para carregar. O veículo carrega automaticamente através dos trilhos de contato montados no capô.

“Estou confiante de que, juntamente com a VDL e a operadora de transporte LVB de Leipzig, faremos a transição para ônibus elétricos com facilidade”, disse Jean-Christoph Heyne, Diretor da área de Future Grids da Siemens Smart Infrastructure. “As infraestruturas para carregamento de ônibus elétricos terão um papel particularmente importante nas cidades do futuro. Durante a fase de planejamento, é importante projetar o sistema geral de acordo com as necessidades individuais do cliente, incluindo fonte de alimentação, tecnologia de carregamento e controle dos processos de recarga. Isso requer a melhor combinação possível dos mundos de energia, mobilidade e construção”, completa Heyne.