Novo software de engenharia da Siemens oferece desenvolvimento completo de projetos

A Siemens reforça sua atuação voltada à digitalização na indústria com o TIA Portal V16 (Totally Integrated Automation Portal), a nova versão de seu software de engenharia que abrange funções para as diversas fases do projeto: desde o planejamento e engenharia até o comissionamento. As inovações se concentram na contínua integração do processo de desenvolvimento, que inclui padronização, engenharia integrada entre diferentes times e teste de funções. Isso permite que o usuário aumente a qualidade do software e diminua o tempo de comissionamento, reduzindo assim os custos do projeto.

Durante o processo de desenvolvimento, o foco está no trabalho distribuído entre os times. No servidor de projetos do TIA Portal, o usuário pode acessar exclusivamente suas atividades por meio da função de Engenharia Exclusiva – com recursos como revisão do projeto e mudança de protocolo, bem como relatórios e arquivamento automático. Isso significa que não há restrições funcionais em organizar as tarefas de automação ou dispositivos, objetos e funções. Além disso, não é necessária uma licença especial para o uso da Engenharia Exclusiva.

A nova versão do TIA Portal V16 também ganhou o modo de comissionamento assíncrono para habilitar o comissionamento entre os engenheiros do time. Dessa forma, ao carregar algo no SIMATIC S7-1500, o controlador habilita uma segunda instância e o TIA Portal já pode ser operado novamente de forma imediata, possibilitando diferentes modificações em tempos relativamente curtos.

O TIA Portal V16 inclui ainda a nova Interface de Controle de Versões (VCI) que o integra a sistemas de versionamento. A importação e exportação de objetos de software via TIA Portal permite que o versionamento seja integrado ao processo de desenvolvimento, o que possibilita um controle transparente de todos os objetos fora do TIA Portal.

Outra inovação é o TIA Portal Test Suite, cuja função permite a criação e o teste do programa, o chamado Styleguide Check. Também é possível fazer os testes usando o controlador baseado no S7-PLCSIM Advanced. Esse suporte diminui os custos de engenharia e o tempo de comissionamento, além de aumentar a qualidade do software.

Com o TIA Portal V16, todos os contoladores SIMATIC S7-1200 suportam a funcionalidade OPC UA server, o que permite a realização de conexões a níveis superiores, como sistemas MES e integração vertical. A comunicação controlador-controlador entre todos os dispositivos SIMATIC também é possível usando OPC UA. Interfaces padronizadas são importadas facilmente para o TIA  Portal, facilitando a integração de máquinas em linhas de produções e plantas. Já o SiOME Siemens OPC UA Modelling Editor ajuda o engenheiro de automação a interconectar variáveis e simplificar sua importação para o controlador SIMATIC.

Além disso, a aplicação também conta com novas funções como a criação de data blocks baseados em modelos OPC UA, ou a opção de testar especificações para a conformidade do equipamento e da comunicação. Os usuários agora podem modelar interfaces dentro do TIA Portal V16 de forma simples e sem a necessidade de um conhecimento avançado, sendo possível criar uma interface de servidor ou usar uma especificação pronta.

A funcionalidade OPC UA server para o SIMATIC S7-1500 também foi melhorada com uma análise adicional: mensagens OPC UA podem ser combinadas e aparecer de uma única vez no diagnóstico.

“A engenharia simplificada no TIA Portal facilita o acesso total a uma automação mais digitalizada, desde o planejamento digital até uma engenharia integrada para uma operação transparente,“ afirma Bianca Cerveira, Product Lifecycle Manager do TIA Portal da Siemens no Brasil. “Durante todo o processo de Engenharia de Produto e Gestão de Manufatura dentro do conceito Digital Enterprise Software Suite, o TIA Portal é a chave para a integração completa de diferentes softwares da Siemens e um passo fundamental rumo à Indústria 4.0,“ acrescenta a executiva.

O novo  SIMATIC Drive Controller  integra aplicações de controle de movimentação, combinando o sistema de controle SIMATIC S7-1500 e suas funções tecnológicas de movimentação e segurança com o SINAMICS S120 em um único produto. Ele ainda permite que os usuários façam tarefas de controle avançado de movimento, como interpolação de múltiplos eixos em um ambiente simplificado de programação. O SIMATIC WinCC Unified também está disponível no TIA Portal V16 com um sistema de visualização completo e redesenhado para IHMs e sistemas SCADA, futuramente aplicável a Industrial Edge, Cloud e Realidade Aumentada.

O WinCC Unified inclui uma nova geração de IHMs que podem ser configuradas no TIA Portal V16, chamadas SIMATIC HMI Unified Comfort Panels. Nesta versão do TIA Portal, o SIMATIC Energy Suite inclui novas funções de gerenciamento. Com isso, a opção de prevenir picos de carga automaticamente usa uma estratégia inteligente de gestão, sem influenciar no processo produtivo. Além disso, o SIMATIC Energy Suite possibilita ao usuário configura a gestão da carga na tela do software com a geração total do programa e a visualização correspondente.

O TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal) foi lançado pela Siemens em 2010, possibilitando que usuários realizassem tarefas de controle e movimentação de forma rápida e intuitiva com uma configuração eficiente.

A arquitetura de software é feita para uma alta eficiência e uso simplicado, podendo ser facilmente utilizada por usuários com diferentes níveis de conhecimento. Isso porque ele oferece um conceito padronizado de operação para controladores, interfaces homem-máquina (IHM) e drives, com uma base comum e consistente de dados usada durante a configuração, comunicação e diagnósticos, bem como poderosos objetos e bibliotecas de software.