Novo acordo de cooperação DAAD-CAPES é assinado em Bonn

A parceria de longa data entre o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ganhou um novo capítulo no dia 27 de junho de 2018. O Presidente da CAPES, Abilio Baeta Neves, e a Secretária-Geral do DAAD, Dorothea Rüland, assinaram em Bonn o novo acordo de cooperação entre as agências, que terá vigência por cinco anos, podendo ser prorrogados por igual período.

Além de renovar e reorganizar as atividades conjuntas, o acordo buscará fortalecer e promover a internacionalização das instituições de ensino superior. As duas agências darão continuidade a parcerias já tradicionais: o programa de pesquisa conjunta PROBRAL e o programa de bolsas de doutorado na Alemanha CAPES/DAAD.

Entre os diversos objetivos listados no documento, está o fomento a programas de mobilidade de estudantes, de docentes e de pesquisadores para estudos, pesquisa e ensino, assim como ao ensino e aprendizagem da língua alemã no Brasil. Nessa área, Dorothea Rüland destacou a importância da decisão da CAPES de investir, a partir de 2019, em 500 licenças para curso de alemão online no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras – Alemão. O DAAD se comprometeu a fazer uma significativa ampliação das licenças financiadas nesse programa.

Outras metas importantes do acordo firmado entre o DAAD e a CAPES são promover a formação de docentes e pesquisadores; desenvolver programas conjuntos de pesquisa; fomentar parcerias entre universidades brasileiras e alemãs; incentivar programas que visem ao duplo-diploma na graduação e doutorado; e apoiar seminários, workshops e conferências.

Luiz Roberto Curi, membro do Conselho Superior da CAPES, também esteve presente na assinatura do novo acordo na sede do DAAD, na cidade alemã de Bonn. Na ocasião, o DAAD reafirmou seu apoio ao Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, criado pela CAPES para implementar e fortalecer planos estratégicos de internacionalização nas instituições de ensino superior brasileiras. Rüland reforçou que o DAAD incentivará a parceria estratégica entre as universidades brasileiras selecionadas no PrInt e instituições alemãs por meio da concessão de bolsas de estudos para doutorandos alemães interessados em pesquisar no Brasil.

O DAAD e a CAPES lançaram recentemente os editais de seus tradicionais programas conjuntos: o de bolsas de doutorado na Alemanha, que recebe candidaturas até 20 de julho de 2018, e o programa de pesquisa conjunta PROBRAL, cujas inscrições foram encerradas em 18 de junho de 2018.

Foto: Divulgação DAAD