Nova unidade da Aldeias Infantis foca no atendimento a crianças venezuelanas em Manaus

Foto: Divulgação / Aldeias Infantis SOS Brasil

Seguindo a missão de apoiar e proporcionar condição de vida estável e segura para crianças, adolescentes e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, a Aldeias Infantis SOS Brasil inaugurou mais um espaço do Projeto Super Panas em Manaus, agora no bairro Alfredo Nascimento. 

O projeto, que tem o apoio da UNICEF, oferece atividades recreativas, educativas e de apoio psicossocial para crianças e adolescentes da etnia indígena Warao. Também serão desenvolvidas atividades de apoio à transição ao sistema brasileiro de educação com uma abordagem multicultural.

A inauguração foi marcada por danças e cantos tipicos apresentados pelos jovens, uma mostra de trabalho artesanal e gritos de guerra bem coordenados. Estiveram presentes representantes do governo, do exército e do judiciário, além de colaboradores da Aldeias Infantis e pessoas da comunidade.

“Queremos oferecer a garantia de direitos a educação, saúde e segurança para essas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade, além de suporte para essas famílias terem condição de trabalhar e seguir a vida de maneira digna”, diz Wanderley Marcondes, Coordenador Nacional de Desenvolvimento Organizacional da Aldeias Infantis.

Com relação à proteção, a parceria entre a Aldeias Infantis e a UNICEF busca desenvolver atividades de prevenção e de resposta a violências, abusos e exploração de crianças e adolescentes dentro e fora dos abrigos.

Ações do monitoramento de possíveis situações de desproteção, identificação precoce e apoio integral para vítimas também serão realizadas.

O estado já conta com três unidades de atendimento e a Aldeias Infantis busca parcerias com empresas que possam ajudar na viabilização de outros projetos.