Nova máquina de papéis especiais da Koehler Paper conta com tecnologias e soluções digitais da Voith

Foto: Divulgação / Voith.

A nova linha de produção de papéis especiais monolúcidos da Papierfabrik August Koehler SE entrou em operação no final de outubro de 2019. A um valor total de 300 milhões de euros, este é o maior investimento da história da Koehler em uma única linha de produção. A linha de produção 8 foi instalada na unidade de Kehl da empresa em um prazo de apenas dois anos e meio, e consiste de uma unidade de preparação de massa Blueline, parte úmida, máquina de papel XcelLine, coater off-line e enroladeira VariPlus. O fabricante do papel contará ainda com a solução de manutenção OnCare.Asset e o sistema de monitoramento de condições OnCare.Health da Voith. A Koehler e a Voith reuniram seus amplos conhecimentos tecnológicos para fazer desta uma das máquinas de papéis especiais mais eficientes do mundo.

Projetada para produzir cerca de 100 mil toneladas por ano, a linha de produção 8 fabrica uma ampla gama de papéis convencionais ou com superfícies funcionais voltadas à produção de embalagens flexíveis. Com 150 metros de comprimento e uma largura de tela de 5.000 mm, a velocidade nominal da máquina é de 1.500 m/min. Seu principal componente é o maior cilindro Yankee do mundo, com um diâmetro de mais de 7.300 milímetros, que proporciona uma suavidade única ao papel – uma característica essencial para o seu posterior processamento. O inovador rolo Nipcorect Fullflex é usado como prensa contra o cilindro Yankee e garante uma distribuição homogênea da carga linear ao longo de toda a sua largura.

O revestimento de múltiplas camadas que diferenciará os papéis premium será aplicado pelo coater off-line SM 8, que foi equipado com o DynaLayer (a nova tecnologia de revestimento por cortina da Voith) e Secadores MCB, que promovem uma secagem suave, sem contato e de elevada eficiência térmica. A última etapa necessária para garantir a suavidade dos papeis especiais será realizado por meio de um conceito de calandragem inovador.

“O conceito escolhido para a máquina de papel combina a mais recente tecnologia da Voith em caixas de entrada e seções de formação e prensa de modo a garantir perfis transversais otimizados, excelente orientação das fibras, máxima capacidade de desaguamento e alta eficiência,” afirma Thorsten Heidt, gerente de vendas sênior da Voith Paper.

Com a solução OnCare.Asset, todas as informações relevantes à manutenção da máquina são disponibilizadas em tempo real em um sistema central desde o comissionamento da máquina. Para otimizar ainda mais suas atividades de manutenção, a Koehler também utilizará o OnCare.Health. Esse sistema de monitoramento de condições processa os dados de vários parâmetros de processo em tempo real, gerando mensagens automaticamente no sistema de gestão de ativos assim que qualquer valor exceder o seu limite de alarme pré-definido. Com essa tecnologia, a fábrica se beneficiará de uma significativa redução tanto nos tempos de paradas não programadas como nos custos de manutenção no longo prazo.

“Esta nova máquina da Koehler fabrica papéis voltados à produção de embalagens flexíveis. Com isso, estamos dando início a um novo capítulo na história da Koehler”, afirma Kai Furler, CEO do Grupo Koehler. “Com este projeto, a Koehler e a Voith dão mais um passo em sua cooperação de longo prazo e de muito sucesso.” Como parte da parceria focada no desenvolvimento de novos tipos de papel para a Koehler, a Voith realizou um série de testes na coater piloto de P&D no Centro de Tecnologia da Voith Paper, em Heidenheim. As especificações tecnológicas dos novos tipos de papel foram pesquisadas e então implementadas nessa nova linha de produção.

Além disso, a Voith e a Koehler assinaram contratos de longo prazo para o fornecimento de vestimentas, revestimentos de rolos, peças de desgaste e serviços. Por fim, programas de parceria voltados à otimização tecnológica garantirão uma qualidade continuamente alta do papel. Isso é mais uma evidência da confiança que o cliente deposita na Voith – além de uma confirmação do sucesso da empresa como fornecedora completa para o setor papeleiro.