Na Exposibram 2019, Bosch vai apresentar novas tecnologias para suprir os desafios da mineração

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch, uma das líderes globais no fornecimento de tecnologia e serviços, apresentará suas diferentes alternativas integradas, customizadas e conectadas durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que irá acontecer em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 9 e 12 de Setembro.  As novas tecnologias da empresa estão focadas na melhora da produtividade, maior eficiência e segurança , além de otimizar os custos para ajudar com as novas tendências do setor da mineração. 

Com um portfólio diversificado, a empresa atua para suprir diferentes demandas do segmento com soluções que envolvem Internet das Coisas (IoT) e que favorecem o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina.

Na Exposibram 2019, a Bosch destacará três soluções dentro do conceito de mina conectada. Uma delas é o Smart Conveyor – sistema de manutenção preditiva desenvolvido para monitorar em tempo real, por meio da temperatura, as condições dos rolos da correia transportadora, alertando em caso de comportamento anormal e proporcionando maior controle da vida útil dos rolos.

A tecnologia consiste na instalação de sensores inteligentes nos cavaletes para medir a temperatura dos rolos a fim de evitar falhas onerosas, como incêndios, sobrecarga ou rupturas da correia.

Dentre os principais benefícios que o Smart Conveyor traz às minas estão a redução do desgaste da correia transportadora, otimização de intervenções das equipes de manutenção e recursos, mais assertividade no controle de vida útil dos roletes em uso e na substituição dos mesmos, além de redução de riscos de incêndios.

Outra tecnologia é o Smart Lockout – um inovador sistema de segurança desenvolvido pela Bosch para reduzir o tempo de bloqueio de energia para o processo de manutenção. Com esta tecnologia, evita-se o deslocamento da equipe entre o ponto de bloqueio e o de trabalho, reduzindo significativamente o tempo do processo e agilizando a retomada das operações.

Já o Smart Feeder é uma válvula para isolamento automatizado de silos e chutes minerais com atuação de um ou dois obturadores acionados por um sistema hidráulico inteligente, que garante a interrupção do fluxo de minério em qualquer situação de operação. Com acionamento remoto ou local, esta tecnologia controla o fluxo de minerais e elimina qualquer necessidade de intervenção humana em locais de elevado risco à segurança dos operadores.

Entre os diferenciais do Smart Feeder estão: sistema com conectividade embarcada; integração com equipamentos conectados, como rolos prensa e amostrador; acionamento rápido com fechamento completo; acelera parada e isolamento dos equipamentos abaixo do silo, permitindo controle total do acesso para manutenções, economia de insumos, entre outros.

Serviço:

Exposibram 2019

Data: de 9 a 12 de setembro, das 13h às 21h

Local: Expominas Belo Horizonte – Avenida Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira – Belo Horizonte-MG

Endereço do estande Bosch: Rua Urânio – M12 e N13