Na era do GPS, alunos do Humboldt aprendem a usar a bússola para explorar as dependências do Colégio

Foto: CC_jcomp

Com o intuito de trazer para os alunos a experiência de explorar e descobrir e de despertar a curiosidade desde cedo, as turmas dos 4ºs anos do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), aprenderam a se localizar, com ajuda de uma bússola, nas dependências do Colégio. A atividade está integrada ao MINT (Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologias), criado para despertar o espírito investigativo dos estudantes, e à celebração dos 250 anos do nascimento de Alexander von Humboldt em 2019, tema que será abordado em projetos de todos os níveis da instituição.

Segundo a professora Gisela Kozlowski, o projeto “Alexander von Humboldt e a importância da bússola em sua expedição” foi idealizado pensando na abordagem interdisciplinar da ciência de Humboldt. “Como neste ano, celebramos o nascimento de Humboldt, fizemos a leitura com os alunos da biografia deste cientista, além de estabelecer a relação entre o seu nome e o nome dado ao colégio. Durante esta leitura os alunos refletiram sobre o uso da bússola e da posição das constelações por diferentes cientistas. A ideia é incentivar os alunos a imaginarem como era viver na época, sem o uso do GPS e outros instrumentos de localização”, explica Gisela.

Para que os alunos compreendessem a importância dos pontos cardeais e colaterais, professora levou as crianças ao pátio da escola para vivenciarem essa experiência na prática. “A partir daí eles puderam localizar diferentes espaços, como a biblioteca, cantina, teatro, quadra de esportes, etc., tomando como base os pontos cardeais e colaterais”, completa a professora.