Marco Swoboda será o novo CFO da Henkel

Marco Swoboda. Foto: Divulgação / Henkel

A partir de 1º de janeiro de 2020, Marco Swoboda, 48 anos, Vice-Presidente Sênior Corporativo de Finanças, se tornará o novo Diretor Financeiro da Henkel. Ele sucederá Carsten Knobel, 50 anos, que assumirá o cargo de CEO no mesmo dia.

“É um prazer nomear Marco Swoboda como um sucessor altamente qualificado do nosso atual Diretor Financeiro e que está dentro da nossa organização. Marco tem vasto conhecimento na área financeira com muitos anos de experiência internacional”, disse Simone Bagel-Trah, Presidente do Comitê de Acionistas e do Conselho de Supervisão da Henkel.

Marco Swoboda nasceu em Velbert, localizada na Alemanha, em 1971. Depois de estudar Administração de empresas e Economia na Universidade Ruhr, em Bochum, também na Alemanha, iniciou sua carreira na Henkel em 1997, no setor de controle/estratégia da companhia.

Após a cisão da divisão de produtos químicos da Henkel sob o nome Cognis, ele ingressou na unidade de desenvolvimento corporativo/fusões e aquisições da empresa recém-formada, com sede na Holanda, em 2000. Na Cognis, ele administrou o processo de desinvestimento em um consórcio de private equity e depois chefiou o controle de grupo antes de retornar à Henkel em 2006. Além disso, reorganizou o controle de subsidiárias e funções na Henkel e, em 2009, assumiu ainda a responsabilidade pelo planejamento corporativo. De 2011 a 2014, chefiou a organização financeira da Ásia-Pacífico, com sede em Xangai.

Marco então retornou à sede em Düsseldorf. Como Vice-Presidente Sênior Corporativo de Finanças, ele assumiu a responsabilidade de administrar a área financeira global da Henkel, bem como pela contabilidade corporativa, pelo controle subsidiário e pelas finanças corporativas/tesouraria.