Lojas Lebes escolhe a FH como parceira na implementação do SAP S/4 HANA

Foto: Divulgação / FH.

Unir tradição aos mais avançados recursos tecnológicos disponíveis para o setor de varejo e moda. É isso que fez a Lojas Lebes, que possui mais de 160 lojas físicas em mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mais de 3 mil funcionários e um milhão de clientes ativos.

Como parte do seu processo de transformação digital, a rede gaúcha aposta nas soluções SAP e acaba de fechar um contrato de implementação do S/4 HANA Retail for Merchandise Management com a FH, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software.

A escolha pela SAP se deu pelo fato de ser um dos melhores ERPs do mundo e reconhecida pelo alto padrão de eficiência e qualidade. “Com a SAP, a Lebes está preparada para o presente e para o futuro. Essa tecnologia, reconhecida mundialmente, coloca a Lebes em outro patamar, elevando o seu nome e a sua marca, aprimorando os processos e dando transparência total para a empresa. Para viabilizar o projeto, realizamos um grande processo de seleção com seis empresas e a FH foi a que melhor preencheu os nossos requisitos por contar com técnicos bem preparados, conhecimento e experiência de atuação no varejo, além de preços competitivos”, revela Otelmo Drebes, presidente da companhia.

A solução S/4 HANA Retail for Merchandise Management foi desenvolvida especificamente para o mercado de varejo e fashion, sendo uma plataforma RP inteligente facilmente contestável em relação às soluções SAP, como ferramentas de comércio e de interface com o cliente. “Trata-se de uma tecnologia de alto nível de automação que facilita a gestão de grades, integridade do negócio, além de promover um impacto positivo na produtividade e gerenciamento de processos”, explica o Head of Sales da FH, Rodrigo Ribeiro de Souza.

Esta é uma solução que permite indústrias do segmento da moda, manufatura e varejo, que atuam com processos específicos de compra e comercialização em grades, evoluírem rapidamente também para estratégias Omnichannel, utilizando-se das melhores práticas comprovadas do setor. A primeira onda de implementação já foi iniciada pela FH em setembro de 2019.

Para Roberto Reimann, Director of Business Unit Consulting Service, o projeto promete alavancar outras migrações. “Nossos clientes deste setor usam a plataforma SAP ECC, que terá a manutenção e atualização descontinuada em 2025. Por isso, este projeto é estratégico para nós, pois alavancará a migração para a solução”, esclarece.

Visão que é confirmada pelo Diretor de TI e Controladoria da Lojas Lebes, Luis Brocca, que vê a implementação como o acesso à tecnologia mais atual em solução de um ERP corporativo. “A ferramenta nos oferece as melhores práticas para o varejo, o que garante ganhos em produtividade e  escala para o negócio. Assim, teremos sempre um portfólio de soluções à disposição para ser implementado a qualquer hora, o que dá agilidade e maior retorno aos investimentos da Lebes”, finaliza.

A empresa, que fatura mais de R$ 1 bilhão, disponibiliza um variado mix de produtos nas linhas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, calçados, móveis, eletrodomésticos e tecnologia. A rede conta com duas lojas chamadas de Lebes Life Store que, além do comércio de produtos, oferece serviços como café, restaurante, farmácia, entre outros. Há também uma fábrica de confecção de marca própria comercializada exclusivamente em suas lojas, além de um centro administrativo e um moderno centro de logística.