Linha 5-Lilás conta com equipamentos da thyssenkrupp para a mobilidade urbana

A thyssenkrupp é a marca responsável pela instalação de 231 equipamentos para as novas estações da linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo, maior e mais movimentado sistema de transporte metroviário do Brasil, segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM. 

No total são 181 escadas rolantes e 50 elevadores que garantirão a mobilidade dos usuários da linha 5-Lilás, um público estimado em 855 mil passageiros por dia. São dez estações, sendo que três foram inauguradas hoje, 28 de setembro, estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, sendo que as duas últimas farão integração, respectivamente, com as estações de mesmo nome das linhas 1-Azul e 2-Verde.  

Já estão em plena operação as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema e AACD. Para que a linha fique completa, falta apenas a estação Campo Belo. 

Tecnologia de ponta

 Para ampliar a acessibilidade nas estações, os elevadores são modelo synergy (sem casa de máquinas) que podem atender as pessoas idosas, gestantes, mães com carrinho de bebê ou pessoas com mobilidade reduzida, entre outros.

As escadas rolantes são dos modelos Tugela e Victoria com capacidade para transportar 13.500 pessoas por hora, ampliando a capacidade de deslocamento das pessoas pelas estações com agilidade e segurança. Com demanda estimada em 138.430 usuários por dia, a estação Santa Cruz recebeu o maior número de escadas rolantes, 43 equipamentos.

A thyssenkrupp é a marca em mobilidade urbana do Metrô de São Paulo. Para auxiliar no deslocamento de cerca de 3,7 milhões de passageiros que viajam por dia pelas estações do Metrô, são mais de 600 equipamentos, entre elevadores e escadas rolantes com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado.

Entre os equipamentos do Metrô, está a maior escada rolante do Brasil. Com 12 metros de desnível, o equipamento está instalado na Estação República, na interligação da linha 4- Amarela com a Linha 3-Vermelha, cruzando dois níveis da estação.

Divulgação: thyssenkrupp