LANXESS inicia operação da nova unidade de produção de pré-polímeros de alta performance no Brasil

Foto: Divulgação LANXESS

No ano em que comemora 40 anos do seu complexo industrial em Porto Feliz (SP), a LANXESS, empresa alemã de especialidades químicas, inicia a sua nova operação de pré-polímeros de alto desempenho, localizada na cidade. Com essa medida, que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, a divisão de negócios de Sistemas de Uretanos da empresa amplia a sua capacidade produtiva no país, ao mesmo tempo em que instala um novo Centro de Desenvolvimento de Aplicações e Suporte Técnico com equipamentos de última geração para atender clientes na América Latina.

Para o head global da unidade de negócios de Uretanos da LANXESS, Markus Eckert, a nova operação reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro e sul-americano. “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer aos nossos clientes globais e da região uma excelente qualidade de produto e uma maior velocidade na entrega, assim como garantir suporte técnico e de engenharia a partir de uma configuração de site que combina produção, desenvolvimento de aplicações e assistência técnica”, avalia.

A presidente da LANXESS Brasil, Eliane Siviero, acrescenta que o negócio de uretanos é estratégico e os investimentos nessa área vão alavancar o crescimento e fortalecer a atuação local. “A nova unidade fabril traz inovação e vai permitir a ampliação da exportação dos nossos produtos”, destaca.

Globalmente, a LANXESS é uma empresa centrada no cliente, com o objetivo de fornecer suporte técnico para ajudá-los a crescer. Promover o intercâmbio inter-regional de conhecimento técnico é uma premissa da empresa. O seu time de especialistas no Brasil e em todo o mundo desempenha um papel fundamental como consultores e parceiros na criação de soluções inovadoras para atender ou exceder os requisitos e necessidades específicas dos mais diversos segmentos de mercado. Um exemplo dessa cooperação e inovação brasileira é o Royalbond®, um adesivo empregado na reciclagem de espumas de colchões e na produção de pisos emborrachados, que foi desenvolvido no Brasil e atualmente é comercializado também nos Estados Unidos.

Porto Feliz

O complexo industrial da LANXESS em Porto Feliz abriga, desde 1979, a maior unidade nas Américas de produção de Pigmentos Inorgânicos (IPG), comercializados sob as marcas Bayferrox® e Pó Xadrez. Além disso, fabrica uma gama de aditivos químicos voltados às indústrias de borracha, plásticos e corantes, da divisão Rhein Chemie (RCH). Há cinco anos, iniciou-se também a operação na fábrica de Plásticos de Engenharia de Alto Desempenho (HPM), hoje entre as mais modernas do mundo. A nova unidade de pré-polímeros de Uretanos (URE), a quarta expansão do complexo industrial, começou a ser construída em 2018 com apoio da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

Para Wilson Mello Neto, presidente da InvestSP, a decisão da LANXESS de instalar em Porto Feliz sua nova unidade de Uretanos demonstra a diversidade econômica do Estado de São Paulo e sua capacidade em oferecer condições de mão-de-obra e infraestrutura que atendam a demanda dos mais variados setores. “É uma grande satisfação que mesmo depois de 40 anos já instalada no município, a LANXESS tenha escolhido São Paulo para ampliar suas operações no Brasil. Hoje em dia, a concorrência para atrair investimentos não ocorre apenas internamente no Brasil, mas concorremos também com outros países”, afirma Mello.

Unidade de Sistemas de Uretanos

A unidade de negócios de Uretanos da LANXESS fornece sistemas para a indústria global de PU com expertise em elastômeros fundidos, revestimentos, adesivos e selantes. O portfólio inclui pré-polímeros de isocianato convencionais e com baixo teor de isocianato, e dispersões aquosas especiais de poliuretano (PUDs). Além disso, produz catalisadores e agentes de cura para elastômeros fundidos e tecnologias para revestimentos, adesivos e selantes para projetar sistemas completos que atendam as necessidades específicas dos clientes. A unidade é especialista em sistemas de pré-polímeros sem solventes e livres de monômeros, bem como os reticuladores bloqueados de fácil utilização. As instalações industriais e centros de desenvolvimento de aplicações de Uretanos da LANXESS estão localizados em todas as principais regiões econômicas do mundo, incluindo Brasil, EUA, Índia, China, Austrália, Itália e Inglaterra.