Klabin é a primeira empresa da América do Sul a fazer um pedido via OCI no Webshop da Voith

Foto: Shutterstock

Seguindo uma tendência mundial, a Klabin foi a primeira empresa da América do Sul a integrar o ERP (Enterprise Resource Planning), utilizando a plataforma digital Webshop da Voith para fazer um pedido via OCI (Open Catalog Interface).

A companhia brasileira se une assim a mais de 60 empresas ao redor do mundo que já utilizam o portal, desenvolvido pela multinacional alemã, para fazer pedidos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Outras fabricantes de papel no Brasil já estão em negociação para também implantarem o sistema.

A flexibilidade de horários para fazer os pedidos, aliada à transparência no processo e à área personalizada para cada fabricante de papel, são algumas das vantagens do Webshop da Voith.

O sistema integrado possibilita um processamento rápido e eficiente dos pedidos das peças, proporcionando menos esforços nas buscas por componentes.

A adesão ao Webshop e integração do sistema operacional OCI facilitam a solicitação de compra do departamento de manutenção diretamente no sistema ERP: basta selecionar os componentes necessários no Webshop e transferir para o ERP com todos os campos preenchidos. Este pedido então, já preenchido, chega ao departamento de suprimentos, que aprova a compra e já envia a solicitação diretamente para a Voith, fechando o ciclo de aquisição.

Como a plataforma já armazena automaticamente as peças específicas de cada máquina do cliente, o trabalho do comprador é mais eficiente, não sendo necessário escolher entre os inúmeros modelos de um produto.

A economia de tempo na busca por componentes específicos pode chegar a 30% do total gasto com o trabalho de manutenção especificamente. Ao optar pelo Webshop, a empresa ganha agilidade nos pedidos e maior controle das compras, já que os preços, prazos e quantidades em estoque estão disponíveis a um clique.

“O futuro da indústria do papel passa pela automatização dos processos. A integração de sistemas se mostra importante para agilizar os processos e gerar maior eficiência operacional. Estamos satisfeitos com os primeiros resultados do uso da plataforma da Voith” diz Joel Crivelari, Gerente de Suprimentos da Klabin