Kienbaum lista dicas de como aproveitar o tempo em casa para se capacitar

Foto: Freepik

Estamos vivendo um estado de calamidade pública no Brasil e no mundo. A Organização Mundial de Saúde — OMS — recomendou que os países façam testes na população para encontrar quem está infectado e isolar esses pacientes para evitar a propagação do coronavírus, conhecido como COVID-19. O coronavírus recebeu esse nome porque apresenta um perfil microscópico parecido com uma coroa e é uma família de vírus que causam infecções respiratórias.

Essa pandemia leva a mudança de hábitos no mercado de trabalho. As pessoas estão obrigatoriamente em isolamento — quarentena — para evitar a propagação do vírus. Algumas estão atuando em casa — em modalidade home office —, outras entraram em férias antecipadas. Para aproveitar o tempo em casa de forma produtiva, você pode escolher alguns cursos para se capacitar profissionalmente e melhorar suas competências.

As vantagens de fazer cursos a distância

A quarentena pode ser utilizada de forma positiva tanto para os colaboradores quanto para as organizações se for vista como um tempo para desenvolvimento da liderança e dos processos de gestão, assim como para treinamentos a distância, desenvolvendo todos os profissionais.

O EAD (ensino a distância) revelou-se uma modalidade de fácil acesso em comparação à presencial em diversos aspectos e os motivos são os mais variados possíveis. Veja a seguir!

Flexibilidade de horário

Esse é um dos principais fatores em escolher um curso online. Você pode programar suas tarefas em função das metas estabelecidas e determinar quando acontecerão e de que forma serão executadas. Essa flexibilidade proporciona a otimização do tempo, uma vez que você não precisa se deslocar e, assim, dedica-se ao aprendizado.

Ausência de engarrafamento e ônibus lotados

O fato de não precisar se deslocar todos os dias é um dos principais diferenciais do EAD. Para quem mora em uma cidade como São Paulo, não existe nada mais desgastante do que perder um tempo tão precioso dentro de um ônibus ou carro, preso em um trânsito intenso ou em um engarrafamento interminável.

Um estudo do Ibope Inteligência mostra que o paulistano gasta, em média, 2 horas e 43 minutos por dia para fazer os deslocamentos de que precisa na cidade de São Paulo. Reduzir esse tempo no trânsito e passar um prazo a mais com a família é um dos benefícios mais visados por quem opta por fazer um curso a distância. Junto ao tempo flexível, você conta com mais liberdade para organizar seus estudos.

Menor custo

Economia é outro ponto muito relevante. Mais baratos e flexíveis, os cursos online ganharam força. As mensalidades dos cursos a distância são mais baixas se comparadas aos presenciais.

Muitos profissionais deixam de investir em sua capacitação por não conseguir pagar por cursos de qualificação. O que algumas pessoas não sabem é que as opções EAD costumam ter um custo-benefício muito melhor.

Acesso a um certificado com o mesmo valor que o presencial

De acordo com o MEC — Ministério da Educação e Cultura —, o diploma dos cursos EAD tem a mesma validade daqueles fornecidos por um curso presencial.

A importância em investir na capacitação dos colaboradores

A capacitação profissional é uma das melhores estratégias usadas pelos recursos humanos para o desenvolvimento da carreira de seus colaboradores. O conhecimento não só dá condições para o exercício de determinadas profissões, mas também objetiva preparar melhor o colaborador para o mercado tão exigente e competitivo.

As empresas mais conceituadas são as que reconhecem a importância em desenvolver uma cultura de valorização dos seus funcionários. Saber avaliar o cenário corporativo e adotar medidas preditoras garante o sucesso de qualquer organização.

Uma empresa de consultoria especializada em gerenciamento de pessoas pode contribuir para os processos de desenvolvimento dos seus executivos — Competence Check. Afinal, cargos estratégicos exigem a preparação de sucessores para substituírem os atuais com maestria, de forma eficaz e alinhada às expectativas da empresa.

O assessment é um método em que a empresa promove o desenvolvimento de seus profissionais. Além das vantagens de uma equipe mais qualificada, a empresa com certeza atingirá melhores resultados, o que garante mais visibilidade e competitividade para a organização, além de:

  • evitar o turnover;
  • elevar a retenção de talentos;
  • garantir engajamento;
  • estimular a motivação dos colaboradores;
  • aumentar a produtividade;
  • diminuir gastos em novas contratações, dentre outros ganhos de valor imensuráveis.

Os melhores cursos EAD que a empresa deve incentivar

O setor de recursos humanos é atingido por modificações conceituais e tecnológicas, e cabe tanto ao profissional buscar novas competências quanto à empresa oferecer cursos de atualização para desenvolver cada vez mais a sua equipe. A disseminação do novo coronavírus tem afetado o mercado financeiro e causado a paralisação mundial de economias importantes.

Aproveite esse período de quarentena e qualifique-se para, quando voltar à empresa, contribuir e agregar mais valor para a companhia com processos mais simplificados, atendendo às necessidades relacionadas aos objetivos da organização.

Uma referência em cursos online é a Akademy Digital que oferece cursos de comunicação, vendas e liderança:

Pirâmide da Comunicação

Com uma metodologia voltada ao processo de uma comunicação proativa e assertiva na conjuntura organizacional, a Pirâmide da Comunicação ajuda você a melhorar e organizar suas ideias.

Por meio desse curso será possível aumentar a produtividade das reuniões em no mínimo 50%, pois você conseguirá transmitir com maior efetividade exatamente a mensagem que deseja passar.

Usar a pirâmide como guia dá sustento aos seus argumentos, estrutura sua linha de raciocínio e garante uma apresentação positiva e confiável. Usando a técnica Storytelling adaptado à Pirâmide, é possível estabelecer um elo emocional entre o narrador e o grupo-alvo.

Challenger Sale

É uma metodologia de vendas que identifica as tendências de mercado e ensina o caminho para melhorar o negócio. O vendedor Challenger identifica diversos pontos de vistas, conhece bem as atividades de compra e venda e com isso cria novos modelos para atender o mercado e o comércio.

O Challenger Sale é um programa que ajuda ao vendedor a focar na construção de relacionamentos e, a partir disso, gerar novas oportunidades de vendas. Fornecendo insights que ampliam seu desempenho comercial.

Liderança para o dia a dia

As empresas têm grande dificuldade em conseguir e/ou formar líderes. Os líderes são aquelas pessoas que disseminam o conhecimento e contribuem para que seus liderados possam entregar muito mais do que eles próprios acreditam que possam fazer.

A Liderança para o dia a dia investe no treinamento do líder para que ele possa atuar junto aos seus colaboradores facilitando os aprendizados, inspirando-os, capacitando-os, modelando e encorajando para que eles possam entregar os melhores resultados.

Viu que, apesar da dificuldade desses dias em quarentena devido ao coronavírus, você pode investir em cursos online e projetar estrategicamente seu futuro profissional? Estamos em um momento de muita incerteza e você não pode perder tempo, já que o cenário é de muita imprevisibilidade profissional.