Kienbaum explica como criar um negócio escalável

Foto: Divulgação Kienbaum

Você conhece a definição de negócio escalável? Essa expressão resulta de produtos em escala, isto é, algo que se pode ser realizado sistematicamente com abundância — ou seja, com grande capacidade de fabricação, sendo também conhecido como “produção em massa”.

Na prática, se trata de um método de atuação que busca viabilizar a ampliação de empreendimentos de maneira invariável e uniforme. Isso ocorre porque é indispensável que o empresário mantenha o lucro da sua organização e estabeleça os processos necessários para aumentar os seus ganhos, ao mesmo tempo em que expande o seu comércio.

Como criar e fazer crescer o seu negócio

Um negócio escalável é um negócio que pode ser facilmente apresentado e desenvolvido sem que isso revele acréscimo dos custos. Característica principal dos novos tipos de negócios, a escalabilidade passou a ser desejada também por empresas já organizadas..

Podemos dizer que a escalabilidade pode levar a um desenvolvimento garantido do empreendimento, criando grande potencial e resultados vantajosos em longo prazo. Por esse motivo, veja a seguir como desenvolver um negócio do tipo e fazê-lo progredir.

Vantagens e cuidados que devem ser tomados

Com a tendência cada vez mais em moda, ter um negócio escalável é muito útil se o processo for feito da maneira correta. De maneira geral, as vantagens incluem:

Desenvolvimento e segurança

O fato de consentir que os procedimentos sejam espontaneamente replicados sem um acréscimo nos custos proporcionais faz com que o negócio se torne mais robusto.

Para que seja desejável em todo o sistema, o processo de produção deve ser apresentado para outro colaborador, tornando a empresa mais flexível e podendo ser ajustado de acordo com a elaboração do planejamento.

No momento em que o negócio consegue replicar o procedimento com as mesmas características, ele se torna capaz de atender mais gente sem perder em qualidade.

Isso significa que não há riscos de questões como a indisponibilidade, assim como o negócio consegue se manter relevante no mercado. Ter um negócio escalável significa gerar mais emprego, renda e impacto.

Continuidade de negócio

Se o negócio fica mais competitivo, o resultado é que ele consegue se estabelecer no mercado mais facilmente. E se é escalável, é mais simples realizar alterações para conservar-se sempre considerável, pois é mais fácil mudar uma estrutura menor.

Para desenvolver um negócio escalável, o segredo é estabelecer um padrão para atingir uma escala, normalizar e conseguir um molde replicável. Isso porque estabelecer e padronizar facilita e limita os procedimentos — e isso contêm os gastos.

Vale a pena lembrar que todos os processos devem ser muito bem estruturados, e os resultados, sempre acompanhados.

Assim, percebe-se que a aplicação de softwares e de quaisquer outros métodos automatizados, na sua grande maioria, colabora com a boa escalabilidade de um negócio. Afinal, eles visam a uniformização e a simplificação dos procedimentos, a maior capacidade na produtividade e os melhores resultados.

Outros exemplos de negócios escaláveis são as franquias e os cursos on-line. Os cursos caracterizam negócios a preços baixos, mas que, dependendo da disseminação, podem se tornar muito benéficos.

Escalabilidade e o marketing digital

O marketing digital pode ser um importante aliado comercial — tanto em um empreendimento que já eclode escalável, quanto na mudança de um negócio que tem condições de crescer, tornando-se escalável.

Esse processo compreende as redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedln, Google e outras, cada uma com suas próprias particularidades e meios. Além das redes sociais, ainda existem os blogs, dentre outros.