Kienbaum Brasil explica a importância de uma consultoria no recrutamento de executivos

Foto: Divulgação Kienbaum Brasil

Muitas organizações vêm passando por grandes dificuldades quando o assunto diz respeito ao recrutamento de executivos. Encontrar profissionais qualificados para ocupar cargos estratégicos, que exigem conhecimentos e competências específicas, requer um sistema de procedimentos que possa auxiliar na contratação desse profissional.

É importante nessa hora a organização contratar uma consultoria especializada, pois são altamente qualificados no recrutamento e seleção de executivos. Além disso, usam metodologias que contribuem para a identificação do profissional, com as habilidades exigidas para ocupar as atividades que o cargo exige.

A empresa obterá o sucesso desejado na contratação desse executivo se essa seleção for bem planejada. E quem pode auxiliá-lo na admissão do melhor profissional é justamente uma boa consultoria, que contribuirá de modo que o processo seletivo seja rápido e eficaz. 

Quais os riscos em não contratar uma consultoria especializada?

Hoje em dia, é muito comum as organizações fazerem uso desse benefício. Essas empresas estão em busca de otimização de seus procedimentos e visam melhoria da qualidade e agilidade em suas logísticas. E elas reconhecem que, ao investirem em uma consultoria empresarial, irão alcançar resultados mais lucrativos e eficiência nos seus negócios.

A consultoria tem como principal propósito oferecer ao cliente, por meio de diagnósticos e procedimentos, as melhores soluções de avaliações, orientando-a com a finalidade de evitar problemas ou minimizá-los. Ao pensar em contratar um CEO para sua empresa, use profissionais especializados para conduzir os processos seletivos. Assim, você não corre os riscos de uma contratação errada, como:

Falta de qualificação

Esse é um problema muito recorrente e se trata de recrutar um profissional despreparado, sem a experiência desejada. Com a falta das habilidades corporativas que o perfil do cargo exige, torna-se completamente inadequado, sem aptidões gerenciais. Esse é um dos maiores obstáculos na contratação.

Possibilidade de prejuízos e não engajamento

Uma seleção feita de modo rápido e sem critérios acaba ocasionando prejuízos para a organização, mesmo quando o profissional tem conhecimento técnico. Isso porque ele pode ainda não ter se conectado com a cultura da empresa e não atender as habilidades comportamentais necessárias no âmbito organizacional.

Seleção mal feita

Realizar com pressa ou por indicação sem se ater às exigências do cargo — especialmente tratando-se de um cargo de CEO, que exige habilidades comportamentais para fortalecer seus liderados — é um grande dano para a organização. Afinal, erros como esse podem desmotivar e afetar os demais colaboradores.

Falta de planejamento no processo seletivo

Escolher um profissional incapaz de avaliar, liderar ou mensurar seus colaboradores e sem saber lidar com processos decisórios importantes para a função desempenhada. É imprescindível saber avaliar os currículos, realizar entrevistas estruturadas, realizar dinâmicas, entrevistas em grupo e informar o candidato corretamente sobre a vaga. Todas essas atitudes irão evitar que esses erros sejam cometidos e eliminarão possíveis candidatos cujos perfis não correspondem às competências exigidas.

Qual a importância da consultoria no recrutamento de executivos?

Na atualidade, esses erros podem ser afastados, pois existem técnicas e estratégias que ajudam na escolha dos melhores candidatos. Uma consultoria tem processos automatizados que contribuem no planejamento e auxiliam que a vaga seja preenchida de forma eficaz, evitando que ocorram falhas e garantindo o sucesso do recrutamento.

Os problemas e riscos citados acima ocorrem quando a empresa não pensou em contratar os serviços de uma consultoria especializada. Consequentemente, não obteve auxílio, direcionamento e apoio em diversos procedimentos gerenciais.

A falta de uma avaliação criteriosa pode resultar em prejuízos financeiros, fracasso e perda de tempo no preenchimento da vaga. Não espere ter algum problema para contratar uma consultoria. Identificar talentos exige o uso de ferramentas e profissionais experientes em avaliar possíveis sucessores para sua organização.

Quais as vantagens de uma consultoria no recrutamento de executivos?

Veja abaixo as principais vantagens de contar com uma consultoria durante a etapa de recrutamento de executivos:

Contar com profissionais qualificados em recrutamento de executivos e seleção

Os consultores têm conhecimento amplo do mercado, são altamente qualificados e mantêm uma visão neutra nos processos de recrutamento de executivos, trazendo novas perspectivas para a empresa e renovação de conhecimentos. A consultoria especializada encontra o executivo certo, com as competências necessárias.

Contratação que contempla o atendimento de requisitos

A consultoria permite efetividade nas contratações, fornecendo diagnósticos e soluções nas tomadas de decisões de forma mais correta, com foco nos resultados.

Conhecimento especializado

Possibilidade de contar com executivos que vão contribuir para a tomada de decisão — a consultoria oferece a oportunidade de uma avaliação consistente que mensura a competência em diversos níveis de conhecimento do CEO. Isso possibilita a escolha de um profissional que, por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes, trará à empresa o comprometimento desejado, atendendo aos objetivos organizacionais.

Promove mudanças

Um dos principais benefícios em se ter uma consultoria especializada é o modo como é visto o problema. Ou seja, a visão externa pode ser mais analítica e crítica, conduzindo e promovendo as mudanças estruturais necessárias com a aquisição de novos talentos, que irão contribuir com novos saberes, renovando e trazendo ideias novas.

Previsibilidade do orçamento

Uma consultoria especializada possibilita o controle do processo de contratação, antecipação dos custos. Além disso, não traz perdas de produtividade interna, pois todo o processo é calculado com início, meio e fim por agentes externos — o que representa um excelente investimento.

Agilidade nos resultados

O consultor possui a expertise necessária adquirida pela experiência das diversas resoluções em outras organizações. Dessa forma, possibilita um conhecimento especializado, tornando o processo mais ágil e eficiente.

Como as consultorias de recrutamento de executivos podem impactar as organizações?

As organizações vêm passando por grandes inovações. O mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige que o administrador invista em ferramentas capazes de diminuírem os impactos do meio corporativo. Cabem aos gestores identificarem as necessidades no dia a dia. Uma solução muito usada é a consultoria empresarial, que emerge atendendo e buscando soluções nas transações típicas do seu negócio.

Essas empresas de consultorias integram diversos serviços. Nesse contexto, elas vêm impulsionando mudanças organizacionais e novos procedimentos. Os objetivos de uma mudança é melhorar, capacitar os colaboradores e ajudá-los a se adaptarem aos novos processos.

As intervenções das consultorias são planejadas com base em valores humanos e buscam constantemente o êxito organizacional e o desenvolvimento dos funcionários. Por meio de treinamento e capacitação dos novos líderes, elas constroem equipes altamente interativas e aumentam a confiabilidade em vários processos de desenvolvimento.

A importância de ter uma consultoria no recrutamento de executivos visa buscar e identificar as qualidades únicas que a organização está procurando. E somente uma empresa especializada e com sensibilidade para atender com precisão o preenchimento desse cargo.