Inteligência Artificial: Bosch expande seu envolvimento no Cyber Valley

Foto: Divulgação / Bosch.

A Bosch planeja intensificar suas atividades em Inteligência Artificial (AI). A fornecedora de tecnologia e serviços, a empresa pretende investir cerca de 35 milhões de euros em um novo “Bosch AI Campus” em Tübingen, o Cyber Valley da Alemanha. Atualmente, a Bosch está negociando a compra de um lote de 12 mil metros quadrados para a construção do novo complexo de pesquisa e a mudança está prevista para o fim de 2022, onde aproximadamente 700 especialistas passarão a atuar em AI aplicada. “O objetivo da empresa é estar entre os líderes globais em pesquisa de AI na indústria e o novo Bosch AI Campus nos deixará mais próximo dessa conquista”, afirma Dr. Michael Bolle, diretor das áreas de digital e de tecnologia da Bosch.

O novo Bosch AI Campus será próximo das instalações do Instituto Max Planck de pesquisas em Sistemas Inteligentes e do centro de pesquisa de AI da Universidade de Tübingen. Além de laboratórios e escritórios, a nova unidade oferecerá um espaço temporário para startups e grupos externos de pesquisa e contará com áreas de livre acesso, que serão destinadas para troca de conhecimentos entre os especialistas do Cyber Valley. “No novo prédio, especialistas do Centro de Inteligência Artificial da Bosch (BCAI) trabalharão em projetos junto com especialistas de outras divisões da empresa e de startups. A estrutura do edifício foi especialmente projetada para promover essa troca de conhecimento”, afirma Bolle.

A Bosch é um membro fundador do Cyber Valley, estabelecido em 2016. Esta joint venture de pesquisa reúne parceiros da indústria, entidades de ensino e governo que visam impulsionar a pesquisa avançada de AI no estado alemão de Baden-Württemberg. A ideia é transferir rapidamente os resultados das pesquisas para aplicações industriais do mundo real. “O Bosch AI Campus ajudará a posicionar internacionalmente Baden-Württemberg como um hub de inovação”, completa.

A Bosch está buscando desenvolver uma inteligência artificial que seja segura, robusta e de fácil entendimento, e o investimento nesse novo campus é mais um passo rumo ao desenvolvimento de soluções em AI. Para tanto, a Bosch apoia dois docentes da Universidade de Tübingen que usam a expertise da empresa na prática industrial em suas pesquisas e ensinamentos.

Esses docentes concentram-se nas questões que surgem durante a aplicação das soluções desenvolvidas nas atividades industriais. Um exemplo é o diagnóstico preditivo, que possibilita prever a quebra de uma máquina muito antes da falha ocorrer e, com isso, a manutenção programada pode evitar interrupções prolongadas do equipamento. O diagnóstico preditivo é um exemplo de aprendizado da máquina, que é o foco da pesquisa realizada no Centro Bosch de Inteligência Artificial que atualmente conta com cerca de 200 colaboradores em um total de seis localidades na Alemanha, Estados Unidos, Índia e Israel.