Iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha premia e acelera startups

A Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu departamento de Inovação e Tecnologia, promove desde 2016 a iniciativa Startups Connected, que busca conectar suas empresas associadas ao ecossistema de startups do Brasil e da Alemanha.

Dentre as diversas ações e atividades da iniciativa, destaca-se o Prêmio Startups Connected, realizado anualmente para identificar e qualificar startups de diferentes áreas de atuação. Em sua 3ª edição, o Prêmio é composto por nove desafios lançados por grandes empresas alemãs, que buscam startups com soluções inovadoras para diferentes segmentos. Este ano, as startups têm até o dia 27 de julho para apresentar suas propostas para os seguintes desafios:

Agricultura Sustentável, lançado pela Bayer:

Busca soluções voltadas a produtores rurais em culturas extensivas, como por exemplo, ferramentas para monitoramento digital, soluções alternativas para manejo de pragas e doença, e aplicação com drones.

Associação Digital, lançado pela Câmara Brasil-Alemanha:

Busca produtos e serviços para otimizar processos, como: gestão e engajamento de associados, estabelecimento de canais de comunicação assertivos, promoção de negócios, entre outros.

Crescimento Populacional, lançado pela BASF:

Busca soluções para produção de alimentos in-natura e industrializados, de proteína animal e de produtos farmacêuticos, nutracêuticos, entre outros

Excelência Industrial, lançado pela Schuler:

Busca resoluções para desafios ligados à digitalização da cadeia de fornecimento, controle de qualidade por imagem e capacitação remota de pessoas em produtos sob encomenda.

Geração Hidroelétrica Inteligente, lançado pela Voith Digital Solutions:

Busca soluções inovadoras ligadas à aplicação de tecnologias emergentes como realidade virtual, realidade aumentada, algoritmos de big data e predictive analytics, entre outros, para otimizar os processos de geração hidroelétrica.

Gerenciamento Energético Residencial, lançado pela Siemens:

Busca startups que possam ajudar a suprir os problemas da rede energética do país, tais como, micro geração residencial, gerenciamento do consumo energético, entre outros.

Mobilidade Conectada, lançado pela Volkswagen:

Busca soluções voltadas à eficiência dos veículos (segurança, consumo etc), e experiência (entretenimento, assistência, entre outros) dos usuários.

Mobilidade Urbana, lançado pela Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK):

Busca soluções para tornar o trânsito mais seguro, eficiente e sustentável, melhorar a intermodalidade e o planejamento urbano, para reduzir emissões de CO₂ e otimizar a infraestrutura.

Papel e Celulose, lançado pela Voith Paper:

Busca novas ideias que promovam a otimização do processo de transformação da celulose em papel, e que agreguem novas qualidades ao papel e ao seu uso final.

Por meio do site da iniciativa Startups Connected é possível conhecer, em mais detalhe, cada desafio e o que as empresas procuram. A inscrição é realizada pelo portal do Edital de Inovação para a Indústria, programa do SEBRAE/SESI/SENAI e parceiro da iniciativa. 

Foto: Divulgação AHK São Paulo